Aluna da Unisinos ganha prêmio

Estudante sugeriu o caso do Jornal JÁ e agora vai produzir documentário sobre o assunto

A aluna do curso de Jornalismo da Unisinos, Joyce Heurich é uma das vencedoras da edição 2015 do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog. Desde 2009, o prêmio possibilita que os estudantes da área desenvolvam um trabalho, desde a elaboração da pauta até a etapa final com a realização da reportagem.

“O fato da Unisinos estar entre as três universidades escolhidas representa que estamos trabalhando em conformidade com as diretrizes apontadas pelo MEC, ou seja, pautados pelo exercício teórico e prático de formação em Direitos Humanos, princípio norteador do trabalho jornalístico”, afirma a professora do curso e orientadora do projeto, Luciana Kraemer.

Todo processo da escolha tem orientação de um professor da instituição do aluno e um jornalista-mentor escolhido pela organização do prêmio. “O reconhecimento sempre foi uma questão muito importante para mim, tanto na vida acadêmica, quanto na profissional. Funciona como uma injeção de motivação para ir além”, conta Joyce. A estudante cursa o sétimo semestre de Jornalismo e faz estágio na TV e Rádio Unisinos.

Joyce conta que a ideia de concorrer ao prêmio partiu da professora, Luciana Kraemer com quem trabalhou durante um período, na TV Unisinos. “A intenção é honrar a saga do jornalista Elmar Bones, um profissional que já passou por grandes veículos, que é comprometido com a informação, com o bom jornalismo, e que sucumbiu à censura via dano moral”, completa.

Juntas, aluna e professora elaboraram um projeto de documentário. A sugestão de pauta escolhida e premiada é “O caso do Jornal JÁ – instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações”. “O objetivo é contar a história de uma ação contra o Jornal JÁ, e mostrar que este caso se configura como uma violação à liberdade de expressão. A indenização comprometeu a receita do jornal forçando a empresa a demitir funcionários e suspender a impressão do produto”, destaca Kraemer.

Agora Joyce e a professora vão trabalhar na produção e no desenvolvimento do documentário que deve ser finalizado em setembro deste ano. Ao ser questionada se pretende seguir na área investigativa, a aluna diz que ainda não definiu. “Acredito que no Jornalismo, independentemente do nicho, o caráter investigativo deve se fazer presente”, conclui.

Outras informações sobre o curso você confere na página da Graduação em Jornalismo Unisinos.