Acervo do Herbário Anchieta pode ser consultado na internet

Mais de 88 mil exemplares estão disponíveis no sistema

Crédito: Matheus Vargas

Localizado no campus São Leopoldo da Unisinos, o Herbário Anchieta/PACA soma mais de 140 mil exemplares, entre plantas, madeiras, fungos e musgos. Desse total, cerca de 88 mil já podem ser consultados online, por meio do speciesLink, um sistema nacional de acesso a coleções científicas.

Fundado em 1932, é um dos maiores herbários do Rio Grande do Sul hoje, sendo que “a coleção de fungos é uma das principais da América Latina”, conforme destaca a curadora do local, Maria Salete Marchioretto. As amostras servem de apoio para estudos sobre espécimes de todo o país, sobretudo do estado e da região do Vale do Sinos. “Pela observação das plantas, é possível traçar um mapa de distribuição de um tipo determinado, por exemplo.”

O herbário abriga as coleções históricas e científicas de Balduíno Rambo (Flora Brasiliae Australis – Angiospermas), Aloysio Sehnem (Plantas do sul do Brasil – Pteridófitas e Briófitas) e Johannes Evangelista Rick, considerado “pai da micologia brasileira” (Fungi Rickiani – Fungos). Os espécimes mais antigos remontam a 1902.

Todos os exemplares são catalogados em famílias, de acordo com seus respectivos gêneros e espécies. “Cada planta recebe uma ficha contendo sua descrição básica, que inclui nome, data e local onde foi encontrada, contexto e classificação”, explica padre Ignácio Schmitz, coordenador do Instituto.

Ao chegar ao herbário, os espécimes passam por um processo de herborização, por meio do qual são identificados e armazenados, em ordem alfabética, em caixas numeradas. Os arquivos depois são organizados nas estantes das quatro salas do instituto destinadas a esse fim – um ambiente rigorosamente controlado em termos de temperatura e iluminação.

Depois desse processo, o material todo fica disponível para empréstimos a herbários de outras instituições de ensino e pode ser consultado por alunos de graduação e pós-graduação. “Pesquisadores das áreas de Biologia, Botânica, Biotecnologia e Agronomia nos procuram com bastante frequência”, diz Maria Salete. “Alguns exemplares voltam com observações feitas por eles que nos ajudam a manter a atualização constante da base de dados.”

O herbário também está à disposição de professores universitários que queiram levar seus estudantes ao local. Para agendar visitas, entre em contato pelo número (51) 3590-8409, ramal 1196, ou pelo e-mail herbariopaca@unisinos.br. Saiba mais sobre o Instituto Anchietano de Pesquisas no site e confira os exemplares digitalizados na página do speciesLink.