A preparação física para diferentes esportes 

Crédito: Shutterstock

Você sabe dizer qual é a semelhança entre futebol, basquete, vôlei, atletismo, lutas a qualquer outro esporte? Todos eles dependem de uma boa preparação física. Atletas necessitam ter em suas equipes ao menos um profissional para auxiliar na sua preparação, que muitas vezes define o resultado de uma disputa ou até mesmo de um campeonato.  Vamos entender como uma preparação física deve ser planejada e executada? 

O professor da Escola de Saúde e do curso de Educação Física, José Leandro de Oliveira, explica que o treinamento físico é fundamental quando falamos de saúde, mas não somente isso, ele é importante na melhoria do desempenho em diferentes modalidades esportivas onde se exige alto rendimento. “Entretanto, qualquer prescrição de exercícios físicos deve ser precedida de uma avaliação da idoneidade geral e idoneidade específica, no intuito de saber as condições gerais de saúde e as limitações específicas correspondentes à modalidade praticada”, completa o professor. 

Cada modalidade esportiva possui suas especificidades e isso deve ser levado em consideração no preparo físico. “Como exemplo podemos citar o voleibol, que é uma modalidade onde exige, para um bom desempenho, que o atleta tenha uma excelente potência muscular, além de utilizar como fonte de energia predominantemente proveniente do metabolismo anaeróbio alático, ou seja, cada rally tem uma duração curtíssima com intensidade alta”, comenta o professor. 

Por outro lado, segundo José, quando analisamos o futebol de campo, observamos que é uma modalidade em que o bom desempenho depende da ressíntese de ATP por vias aeróbias e anaeróbias alternadamente dependendo do momento da sua participação no jogo. “Por isso também que a recuperação física de um atleta após uma partida de futebol é mais demorada, comparada ao voleibol, onde em 24h o atleta já se recuperou e pode participar de um próximo jogo”.  

O professor encerra dizendo que, em suma, cada modalidade possui uma característica específica e o segredo de um bom desempenho é proporcionar uma recuperação o mais rapidamente possível após um estímulo, ou seja, após um sprint durante uma partida de futebol, o atleta deverá levar o menor tempo possível para estar recuperado para o próximo. “O treinamento deve priorizar estímulos com características específicas do jogo e com isto proporcionar uma adaptação, tanto muscular quanto metabólica, garantindo ao atleta uma performance de excelência”, finaliza. 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre? Conheça o curso de Educação Física da Unisinos clicando aqui

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar