Atividades extensionistas realizadas na Unisinos ajudam os alunos a trabalharem a teoria e a prática juntas

Crédito: Divulgação

Realizadas em algumas disciplinas do currículo da Unisinos, as atividades extensionistas são uma maneira de juntar a teoria e a prática. Com a possibilidade de utilizar as técnicas aprendidas na Universidade em ambientes fora dela, essas atividades servem para abordar temas comuns da vida acadêmica em outros meios.

Para a professora da Escola da Saúde, Vitória Mottin, não é a primeira vez que ela realiza uma atividade com parcerias de outros lugares. Na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Colaboração e Liderança, a docente já realizou atividades em conjunto com o grupo de apoio à adoção Acolher São Léo, que deram origem a um podcast que visava divulgar informações sobre o processo de adoção.

Nesse semestre, a disciplina tem a temática da causa animal e realiza a atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção Animal (SEMPA) de São Leopoldo. Vitória conta que esse já era um tema no qual a maioria dos alunos parecia ter interesse. “No início do semestre passado, eu perguntei para os alunos se eles tinham relação com alguma causa social e vários falaram que uma que eles admiravam bastante era a causa animal. Então eu pensei em, no próximo semestre, levar essa atividade para o lado da causa animal”, explica a professora.

Crédito: Divulgação

Vitória conta que a turma já visitou o canil municipal, que foi muito receptivo para a proposta. “Vários alunos quiseram ir visitar o canil fora do horário, durante o dia. Eles se mostraram bem empolgados e estão bem engajados no trabalho agora”, conta a docente. Além de pensar em maneiras de divulgar os animais disponíveis para adoção na SEMPA, a turma também trabalha em propostas de soluções físicas para o local, que atendam o bem-estar dos animais. Um dos animais, inclusive, já tem um novo lar e foi adotado pela própria professora, que conheceu o cãozinho na visita que fez com os alunos ao local.

Outra disciplina que conta com atividades extensionistas é denominada Pensamento Projetual e Criativo e é ministrada pelo professor da Escola Politécnica, Rodrigo Allgayer. Neste caso, Rodrigo optou pela escolha do Centro de Testagem e Aconselhamento Partenon como o local que participaria da atividade.

Rodrigo explica que o CTA Partenon já participou de parcerias com a Unisinos de diferentes maneiras. Primeiro, através do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, que desenvolveu o diagnóstico da área e o projeto das áreas abertas. Já a professora Vera Mascarello também realizou uma atividade com sua turma da disciplina de Arquitetura Hospitalar no ambiente, apresentando propostas para a área interna do CTA. A turma de Rodrigo, por sua vez, trabalha hoje em um projeto de revitalização do muro do local, que fica na divisa entre o CTA e o Bope, localizado ao lado. “Nós faremos um trabalho de continuação desse projeto do tratamento do muro. Na ideia de que esses alunos pudessem pensar em mensagens, em questões simbólicas que poderiam ser retratadas no muro, seja em relação ao trabalho prestado pelo CTA, como deixar o espaço mais convidativo e, principalmente, permitir a intervenção dos usuários, para que eles pudessem utilizar o muro como um espaço interativo”, explica Rodrigo.

Crédito: Divulgação

De acordo com o professor, os alunos parecem estar gostando bastante da atividade. “A recepção foi muito boa, desde o início do semestre eu falei que a nossa ideia era fortalecer esse braço extensionista. Em função de costurar essa parceria eu desenvolvi no grau A uma atividade de aplicação de metodologias como uma fase de preparação para eles”, completa.

A Unisinos aposta em uma formação humanizada, que une a teoria e os aprendizados em sala de aula com práticas reais e de impacto social, proporcionando aos estudantes vivenciarem a realidade das suas profissões já durante os cursos. Esse é o objetivo das atividades extensionistas.