A importância de ter uma vida ativa no inverno

Crédito: Divulgação

Fazer exercício físico é importante em qualquer época do ano, mas no inverno isso pode ser um pouco mais difícil. É muito comum que o frio nos deixe com mais vontade de ficar parado, mas isso não quer dizer que não se deve realizar atividades físicas nos dias mais frios. Pelo contrário, nessa época do ano o metabolismo tende a ficar mais acelerado e com um maior gasto de energia para produção de calor, o que pode proporcionar sensação de bem-estar.

Mas afinal, por que a prática de atividade física é importante? Os benefícios ganhos por praticantes de exercícios podem causar efeitos tanto no corpo quanto na mente. O fortalecimento dos músculos, por exemplo, é um dos resultados mais comuns notados por quem se exercita. Consequentemente, a diminuição de doenças cardíacas também pode ser um dos benefícios, já que além do fortalecimento do músculo cardíaco, o exercício também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a reduzir o nível do colesterol ruim e aumentar o nível do bom. Outras doenças que também podem ser controladas são a diabete e a pressão alta.

Os benefícios ligados à saúde mental também são variados, em especial por causa das substâncias que o corpo produz durante a prática de atividades. A endorfina, por exemplo, tem efeito analgésico e traz os sentimentos de felicidade e bom humor para quem a libera. Algo parecido acontece com a serotonina, que está ligada à regulação de humor e sono.

Como começar a se exercitar? Segundo o coordenador da graduação em Educação Física da Escola de Saúde da Unisinos, Ednaldo da Silva Pereira Filho, o mais importante é que se busque alguém qualificado para auxiliar quem é iniciante: “É importante que você tenha a orientação de um profissional que lhe prescreva a  intensidade adequada de um exercício, muito semelhante ao que acontece com um médico ou um nutricionista”, exemplifica. Ele também esclarece que a diferença entre as pessoas é grande o suficiente para que cada corpo reaja de uma maneira a uma mesma atividade e por isso o profissional é necessário para instruir quem é inexperiente, até que se tenha total conhecimento e autonomia do processo.

Todavia, essa prática precisa virar um hábito para que resultados reais sejam notados. O coordenador aponta três características necessárias para introduzir as atividades físicas na rotina: entender, gostar e fazer sistematicamente exercícios físicos. “Esse é o grande propósito de um profissional de educação física, fazer com que as pessoas mudem o seu estilo de vida para um hábito de vida ativo”, afirma.

Como explica Ednaldo, as vantagens em se exercitar adequadamente vão muito além da saúde física: “É sempre importante entender que somos seres integrais. Somos corpo, alma, mente, somos sempre uma integralidade. Então todo e qualquer exercício físico é para o corpo todo”, finaliza.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar