A formatura de Fabrini

Crédito: Gustavo Ev

O dia 10 de dezembro de 2021 ficará marcado para sempre na vida de Fabrini Landevoigt Parenza. Afinal, depois de anos estudando, enfim, chegou o dia da formatura do curso de Direito. E quis o destino, que ela acontecesse exatamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos, algo lembrado por Fabrini em seu discurso, que complementa citando suas emoções. “Nesse momento meu coração está transbordando de alegria, pois realizo o sonho da colação de grau. Essa foi uma das maiores aventuras da minha vida.”

A história de Fabrini e sua família está diretamente conectada à Unisinos. O agora Bacharel em Direito é portador da Atrofia Muscular Espinhal (AME) – doença genética que afeta as células nervosas da medula espinhal que controlam os músculos, bem como, outras células presentes em todo o corpo – e necessitava da ajuda da mãe, Andrea de Oliveira Landevoigt, para frequentar a Universidade. “Minha mãe foi muito importante nesse processo. Era ela que me levava, colocava e retirava do carro e ficava me esperando na Unisinos enquanto eu assistia às aulas”, conta. A linha do tempo dessa história pode ser medida pelo crescimento do irmão de Fabrini, que também o acompanhava quando ainda era bebê e atualmente está com 11 anos. “O meu irmão ia junto e cresceu na Unisinos. Desde quando engatinhava e depois correndo entre as árvores e nas gramas do campus”, diz.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Gustavo Ev

Andrea, por sua vez bastante emocionada, só tinha palavras de agradecimento à formatura. “Estou muito alegre e grata. Essa não é apenas uma conquista nossa, mas de todo mundo. A Unisinos abraçou a gente e nos proporcionou muitas coisas enquanto estávamos aqui. Foi todo um conjunto até chegar esse momento”, destaca a mãe de Fabrini, que nesse ano ainda teve que enfrentar um câncer. Em determinado momento da formatura, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, pediu para quebrar o protocolo e solicitou que todos os presentes a aplaudisse, reconhecendo toda dedicação dela pelo filho durante esses anos e carinhosamente disse: “Tu também és graduada em Direito.”

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Gustavo Ev

Junto ao reitor à mesa de honra estavam presentes os professores André Luiz Olivier da Silva, coordenador do curso; Clório Erasmo Traesel, homenageado; e a paraninfa, Isabel Cristina Porto Borges, que orgulhosa de Fabrini destacou a trajetória do afilhado. “Sabias além do normal, buscavas mais do que eras ensinado. Percebia que nada e ninguém poderiam obstaculizar a tua caminhada. Estamos aqui celebrando esta merecida vitória, a tua vitória”, enfatizou em seu discurso.

Ao final da cerimônia, Pe. Marcelo comunicou que a formatura de Fabrini era a última como reitor da Unisinos e frisou sobre a colação de grau. “Esta solenidade é por mérito acadêmico. A entrega do Fabrini foi tão bonita e foi em nível de excelência acadêmica. Continue a nos desafiar para que nós possamos nos superar sempre na busca pela excelência”, afirmou, ainda pedindo ao formando que leve a Unisinos sempre com ele.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar