48 horas criando jogos

Global Game Jam aconteceu durante o final de semana na Unisinos, campus Porto Alegre

Foto: Roberto Caloni

Que tal passar 48 horas desenvolvendo um jogo? Foi o que aconteceu no Global Game Jam (GGJ) que invadiu o campus da Unisinos, em Porto Alegre, neste final de semana. 160 inscritos na maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. Pela 5ª vez o campus Unisinos Porto Alegre foi sede do evento.

“É muito importante para a universidade abrir as portas para toda a comunidade desenvolvedora de jogos de todo o estado: sejam alunos, profissionais ou até mesmo quem desenvolve por hobby. Estes momentos de encontros propiciam muita interação e possibilitam o desenvolvimento de muitas parcerias e colaborações”, destacou o coordenador do evento e professor da Graduação em Jogos Digitais, Vinícius Cassol.

Foto: Roberto Caloni

Allan Kimura é estudante de medicina e contou que teve curiosidade em conhecer um pouco da dinâmica de uma equipe de desenvolvimento de jogos. O estudante, Rodrigo Bittencourt, que participou da edição anterior, destacou a importância da cooperação entre os grupos. “Quero um tema restritivo e que possibilidade a interação, convivência e comunicação entre as pessoas”, afirmou.

Na sexta-feira, 29/1, por volta das 19h, foi divulgado o tema do evento aos participantes. Eles tiveram que desenvolver um jogo sobre “Rituais” até o domingo, 31/1. O evento aconteceu simultaneamente em mais de 70 países. A sede da Unisinos também teve dois participantes de Curitiba, Victor Ullmann e Carlos Guimarães, que participam do Global Game Jam desde 2013. “Uma oportunidade para trocar informações, conhecer o ambiente, levar experiência e passar um pouco de conhecimento”, destacou Victor.

Foto: Roberto Caloni

No ano passado, o Global Game Jam realizado na Unisinos foi considerado como a segunda maior sede do Brasil e a trigésima terceira do mundo em número de participantes. “A GGJ é um evento que cresce a cada ano e a Unisinos é prova disso. Isso ajuda muito a difundir o processo de desenvolvimento de jogos além de propiciar momentos de parceria, trabalho em equipe e networking para todos os participantes e organizadores”, concluiu Vinícius.

A edição desse ano teve o apoio da Lends Club. É um evento organizado pelo Atomic Rocket Entertainment e Graduação Tecnológica em Jogos Digitais. Todos os jogos desenvolvidos ficam disponíveis online. Outras informações sobre o Global Game Jam você confere no site da sede Unisinos, na página do evento no Facebook ou no site oficial do GGJ.