O mercado está carente de físicos médicos, então as oportunidades de inserção são excelentes. Você poderá atuar em diferentes segmentos na área da saúde envolvendo o uso de radiações, como Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear, Radioterapia, Ressonância Magnética, Ultrassonografia e Processamento de Imagens.
As oportunidades estão, principalmente, nos hospitais e clínicas de imagem e tratamento, no controle de qualidade de equipamentos, na venda de equipamentos, na formação de recursos humanos e nas instituições de ensino. Você também poderá empreender prestando serviços para centros de imagem médica humana, veterinária e odontológica ou, até mesmo, na criação de soluções inovadoras na área.
Cada vez mais, o título de especialista é exigido pelo mercado para os profissionais da área, e você pode consegui-lo por meio de provas específicas aplicadas pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC ou pelo curso de Residência em Física Médica. Na residência, você passa por uma imersão profunda no ambiente hospitalar nas áreas de Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear ou Radioterapia.