Perguntas Frequentes

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  • 1. Como é a avaliação nos cursos de graduação presencial da Unisinos, organizados por disciplinas?

    A avaliação do rendimento escolar do aluno, nos cursos organizados por disciplinas ou atividades acadêmicas, é realizada em cada disciplina ou atividade acadêmica no decurso do período letivo, abrangendo diferentes ações ou iniciativas didático pedagógicas definidas pelo(a) respectivo(a) professor(a), como exercícios, trabalhos e provas.


    O resultado desta avaliação é formalizado nos Graus A e B.


    O GA consolida os resultados de avaliações realizadas até a metade do período letivo e corresponde a 33% do Grau Final.


    O GB consolida os resultados de avaliações realizadas até a antepenúltima semana do período letivo, envolve a integralidade das competências desenvolvidas no semestre e corresponde a 67% do Grau Final.


    Obtidos estes dois Graus, aplica-se a seguinte fórmula para o cálculo do Grau Final: (GA x 0,33) + (GB x 0,67) = GF


    O aluno é considerado aprovado numa disciplina ou atividade acadêmica quando obtiver GF igual ou superior a 6,0 e um mínimo de 75% de frequência.


    Salientamos que a realização do GA e GB sem a frequência mínima obrigatória implica em nulidade do ato e não há época especial para realização do GA e GB.

  • 2. Como é a avaliação nos cursos de graduação EAD da Unisinos, organizados por disciplinas?

    Os cursos de graduação a distância são compostos por atividades online e às aulas ao vivo, semanais ou quinzenais, por meio de uma plataforma online. As interações ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem Canvas e/ou LXP. Já as avaliações são realizadas no formato online por meio do site provasead.unisinos.br, conforme o período informado no calendário acadêmico.


    Não é preciso agendamento das provas pelos alunos, todas as avaliações estarão disponíveis no site de provas.


    Caso necessário, as provas podem ser realizadas presencialmente no polo de vínculo, mediante o agendamento prévio pelo aluno junto ao polo.


    Os cursos de graduação híbrida são compostos por atividades online e por atividades híbridas.


    Nas atividades online, as interações ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem Canvas ou LXP. Já as avaliações das atividades online são realizadas no formato remoto por meio do site provasead.unisinos.br, conforme o período informado no calendário acadêmico.


    Nas atividades híbridas, as avaliações são realizadas presencialmente, aos sábados, de acordo com o cronograma de cada atividade acadêmica. Para o curso de Gastronomia Híbrida - há encontros presenciais nas sextasfeiras, de acordo com o cronograma de cada atividade acadêmica do curso. Para o curso de Estética e Cosmética - Graduação Híbrida - há encontros presenciais nas segundas-feiras, de acordo com o cronograma de cada atividade acadêmica do curso.


    A avaliação do rendimento escolar do aluno, nos cursos totalmente a distância e híbrido, é realizada em cada atividade acadêmica, no decurso do período letivo, e será composta por diversificados componentes, conjuntos de ações ou iniciativas didático-pedagógicas que tenham como objetivo acompanhar o desenvolvimento das competências, conforme o planejamento feito pelo professor.


    O resultado da avaliação é formalizado em dois graus: A e B.


    Grau A, que consolida os resultados de avaliações realizadas nas atividades virtuais, ao longo do desenvolvimento da atividade acadêmica, corresponde a 30% do Grau Final.


    O Grau B refere-se ao resultado da avaliação realizada no formato online e corresponde a 70% do Grau Final. Deve ser realizada na oitava semana do bimestre, ou na décima oitava semana do período letivo, no caso de atividades acadêmicas com 20 semanas de aula. O aluno que não realizar o Grau B terá como alternativa, para compor o resultado final, a realização do Grau C.


    Obtidos esses dois graus, aplica-se a seguinte fórmula para o cálculo do Grau Final - GF: (GAx0,30)+(GBx0,70) = GF

  • 3. Como é a avaliação nos cursos de graduação da Unisinos, organizados por programas de aprendizagem?

    Nesses cursos, a avaliação:


    a) abrange as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada programa de aprendizagem, de acordo com sua natureza e suas características;

    b) inclui, obrigatoriamente, o controle do cumprimento da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada atividade presencial do programa de aprendizagem e, no caso de atividades não presenciais, a comprovação de cumprimento dos compromissos acadêmicos prescritos ou propostos;

    c) implica o registro sistemático dos resultados apurados em instrumentos individuais de acompanhamento e avaliação, concebidos de acordo com as especificidades e requisitos de cada programa de aprendizagem;

    d) envolve, necessariamente, análise, comunicação e orientação periódica sobre a qualidade e adequação da aprendizagem e do desempenho evidenciados pelo aluno;

    e) inclui a prescrição e/ou proposição de oportunidades suplementares de aprendizagem para o aluno que evidenciar desempenho considerado insuficiente, possibilitando, sem prejuízo para a continuidade do processo de aprendizagem no respectivo programa, que o aluno comprove a superação das dificuldades identificadas;

    f) propicia a revisão de resultados parciais, apurados em processos de avaliação de desempenho em atividades didático-pedagógicas regulares ou suplementares de cada programa, a ser requerida diretamente ao(s) docente(s) responsável(is), devendo ser por ele(s) efetuada;

    g) compreende uma avaliação conclusiva do desempenho de cada aluno no programa de aprendizagem, que deve basear-se em análise e apreciação conjunta, pelos professores do programa, dos instrumentos individuais de acompanhamento e avaliação, referentes às atividades regulares ou suplementares propostas ao aluno.


    A avaliação conclusiva, ao final do Programa de Aprendizagem, é formalizada mediante parecer descritivo sobre o desempenho e a aprendizagem do aluno, de modo que fiquem explicitados:


    a) o nível de desenvolvimento de competências (saberes, habilidades e atitudes), conforme critérios, padrões e requisitos de desempenho previamente estabelecidos; b) o atendimento aos requisitos mínimos de frequência ou assiduidade exigidos.


    O parecer descritivo inclui a explicitação do resultado final da avaliação, mediante os conceitos Aprovado e Reprovado, podendo o conceito Aprovado ser desdobrado nos seguintes níveis:


    a) nível A, correspondente a desempenho excelente;

    b) nível B, correspondente a desempenho pleno;

    c) nível C, correspondente a desempenho suficiente.


    A reprovação por desempenho insuficiente implica repetição, por parte do aluno, do respectivo programa de aprendizagem, e o prosseguimento em programas de aprendizagem subsequentes depende de análise e decisão pelo conjunto dos professores que efetuou a avaliação conclusiva.

  • 4. Como é a avaliação nos cursos de Graduação da Unisinos, organizados por programas de aprendizagem, desdobrados em atividades acadêmicas?

    Nesses cursos, a avaliação:


    a) incide sobre as atividades acadêmicas, abrangendo as diferentes ações e iniciativas didáticopedagógicas compreendidas em cada atividade acadêmica, de acordo com sua natureza e suas características;

    b) inclui, obrigatoriamente, o controle do cumprimento da frequência mínima de 75% nas atividades presenciais de cada atividade acadêmica e, no caso de atividades não presenciais, a comprovação de cumprimento dos compromissos acadêmicos prescritos ou propostos;

    c) implica o registro sistemático do desempenho do aluno, apurado nas diferentes atividades ou iniciativas didático-pedagógicas, em instrumentos de registro de acompanhamento, de avaliação e desempenho individuais ou de instrumentos similares, concebidos de acordo com as especificidades e requisitos da atividade acadêmica;

    d) envolve, necessariamente, análise, comunicação e orientação periódica sobre a qualidade e a adequação da aprendizagem e do desempenho evidenciados pelo aluno nas ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas na respectiva atividade acadêmica;

    e) inclui a prescrição e/ou proposição de oportunidades suplementares de aprendizagem para o aluno que evidenciar desempenho considerado insuficiente, possibilitando, sem prejuízo para a continuidade do processo de aprendizagem na respectiva atividade acadêmica, que o aluno comprove a superação das dificuldades identificadas;

    f) propicia a revisão de resultados parciais, apurados em processos de avaliação de desempenho relativos a ações e iniciativas didático-pedagógicas regulares ou a atividades suplementares.

    A revisão de resultados parciais é requerida diretamente ao(s) docente(s) responsável(is) pelo desenvolvimento e pela avaliação e é por ele(s) efetuada;

    g) compreende uma avaliação conclusiva do desempenho de cada aluno na atividade acadêmica como um todo, efetuada pelo(s) professor(es), resultante de análise e apreciação conjunta dos instrumentos de acompanhamento e avaliação de desempenho individual, referentes às atividades regulares ou suplementares da respectiva atividade acadêmica.


    O parecer descritivo inclui a explicitação do resultado final da avaliação, mediante os conceitos "Aprovado" e "Reprovado", podendo o conceito Aprovado ser desdobrado nos seguintes níveis:


    a) nível A, correspondente a desempenho excelente;

    b) nível B, correspondente a desempenho pleno;

    c) nível C, correspondente a desempenho suficiente.


    A reprovação por desempenho insuficiente, apurada em avaliação conclusiva, implica repetição, por parte do aluno, da respectiva atividade acadêmica, ficando a continuidade dos estudos condicionada aos requisitos de matrícula, previstos no currículo do curso.

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