Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre os serviços acadêmicos.

  • 1. Preciso de um documento que conste os valores que eu já paguei para a universidade. Onde posso solicitar?

    A declaração anual de valores pagos para imposto de renda, referente ao exercício anterior, é disponibilizada gratuitamente no Portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br) em Documentos> Imprima documentos > Selecione o semestre atual > Declaração de Valores Pagos (Portal).



    Caso precise de uma declaração referente a um período que não esteja disponível no Portal Minha Unisinos, este documento terá um custo de R$9,00 por semestre solicitado e prazo de emissão de 5 dias úteis.



    Esta solicitação pode ser realizada através do Portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br) > Solicitações > Atestado de Valores Pagos.



    Ou fale conosco acessando (http://www.unisinos.br/fale-conosco/envie-sua-mensagem).



    Importante: Podem ser fornecidos atestados apenas dos últimos 5 anos.

  • 2. É possível parcelar o débito financeiro do ciclo letivo que estou cursando?

    O reparcelamento de débitos de valores em aberto do ciclo letivo vigente poderá ser negociado mediante apresentação de documentos de redução ou perda de renda através do registro de solicitação de negociação de débitos via portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br > Solicitações > Negociação de Débito.



    Ou fale conosco acessando http://www.unisinos.br/fale-conosco/envie-sua-mensagem.



  • 3. Como faço para efetuar a negociação de um débito que tenho com a Unisinos referente a ciclos letivos anteriores?

    Você pode contatar os escritórios de cobrança parceiros da Unisinos e consultar as condições de negociação disponíveis. Ver resposta 6 para confirmar qual escritório se encaixa na sua situação.



    Você também pode encaminhar sua solicitação de negociação de débitos, para análise da Unisinos, através do Portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br >Solicitações > Negociação de Débito.



    Ou fale conosco acessando http://www.unisinos.br/fale-conosco/envie-sua-mensagem.

  • 4. É possível reparcelar acordos de cobrança não cumpridos?

    Infelizmente não é possível, os débitos oriundos de acordos não são passíveis de reparcelamento.

  • 5. As condições de parcelamento propostas na negociação de débito não estão de acordo com o meu orçamento. Como posso proceder?

    Neste caso, você poderá encaminhar sua proposta, anexando documentos que atestem sua solicitação através do Portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br) > Solicitações > Negociação de Débito.



    Os documentos que deverão ser anexados são:



    - Comprovante de renda;



    - Comprovante de gastos fixos (aluguel, água, luz, telefone, entre outros).



    Em caso de doença ou falecimento, necessariamente deverão constar ainda:



    - Atestado médico atualizado (com CID);



    - Comprovante de gastos com a doença;



    - Certidão de óbito;



    - Comprovante de gastos com o funeral.

  • 6. Com quais escritórios de cobrança posso negociar meu débito com a Unisinos?

    Gadol: Empresa responsável pela negociação de débitos a Graduação. O telefone para contato é (51) 3214-3737, WhatsApp (51) 98024-4121 e e-mail unisinos@gadol.com.br.



    JA Rezende: Empresa responsável pela negociação de débitos de Lato Senso, Estrito Senso, Cursos de Extensão e Unilínguas. O telefone para contato é (51) 4003-1008, WhatsApp (51) 99874-7533 e e-mail atendimento.poa@jarezende.com.br.



    Mediartech: Empresa responsável pela negociação de débitos pré-processuais. O telefone para contato é (51) 3022-7777, WhatsApp (51) 98319-2948, e-mail atendimento@mediarcbm.com.br e site www.mediarcbm.com.br.

  • 7. Onde consulto o valor da mensalidade dos cursos de Graduação?

    Para verificar o valor da sua mensalidade, acesse a página do curso de interesse (www.unisinos.br/graduacao/cursos) no menu principal, opção Investimento.

  • 8. Onde posso consultar os valores dos cursos de MBA e Especialização?

    Acesse o site http://www.unisinos.br/pos e clique no curso desejado. Na página do curso, você poderá conferir os valores e as condições de pagamento (menu Investimento) da edição que está com processo seletivo aberto ou com aulas em andamento.

  • 9. O que é crédito financeiro?

    É a medida de valor estabelecida pela Universidade para quantificar financeiramente os valores das atividades acadêmicas de cada curso. Desta forma, as unidades curriculares (disciplinas, programas de aprendizagem e atividades acadêmicas) podem ser calculadas diante das suas eventuais diferenças de carga horária.



    Para calcular o valor de uma atividade acadêmica é necessário multiplicar o seu número de créditos pelo valor do crédito financeiro do curso.



    O valor do crédito financeiro de cada curso está disponível no site da Unisinos (www.unisinos.br/graduacao/cursos) > menu Investimento.

  • 10. Onde imprimo meu boleto?

    Seu boleto estará disponível para impressão através do Portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br), selecionando a opção Financeiro > Impressão de boletos. Após a seleção do semestre letivo/curso (parte superior da página), clique na área de download do boleto à direita da página.



    Instruções para acesso ao Portal Minha Unisinos:



    - Habilitar a abertura de pop-ups no navegador (com esta habilitação, o arquivo PDF será aberto em nova aba);



    - No Portal Educacional, certificar-se que o semestre letivo esteja vinculado ao contrato financeiro correto*.



    *Para Graduação, Extensão e Unilínguas – selecionar o semestre letivo vigente;



    *Para Pós-Graduação Lato e Estrito Senso – selecionar o primeiro semestre letivo de vínculo no curso, visto que o contrato financeiro é gerado de forma única na primeira matrícula.

  • 11. O que fazer quando tento realizar o pagamento do boleto e é informado que ele não está registrado?

    Os registros dos boletos emitidos pela universidade são feitos de forma automática, em até 24h após a disponibilização do arquivo. Caso você tente realizar o pagamento e alguma mensagem relacionada ao registro seja informada, pedimos que aguarde o prazo indicado para realizar o pagamento.



    No entanto, se você tem urgência para efetuar o pagamento poderá entrar em contato conosco por nossos canais de atendimento acessando http://www.unisinos.br/fale-conosco.

  • 12. Como faço para cadastrar meu boleto no débito em conta?

    Este serviço está disponível para os seguintes bancos: Banco do Brasil S/A, Caixa Econômica Federal - CEF, Sistema de Crédito Cooperativo - SICREDI e Santander.



    Para solicitar, você deverá verificar com a sua agência bancária e informar o código para débito em conta, que consta nas instruções do boleto.



    Importante:



    - A autorização para débito em conta observa prazos e condições de validade do serviço fixados pelo respectivo Banco;



    - No primeiro semestre de contratação o serviço só será válido a partir da segunda parcela, porém a partir do semestre seguinte será automático a renovação, incluindo todas as mensalidades;



    - O débito em conta corrente é por aluno e não por curso. Assim, se o aluno tiver matrícula na graduação e na extensão, como exemplo, ambos os valores são debitados em sua conta corrente bancária;



    - A autorização só é válida após a Unisinos receber a aprovação do respectivo banco;



    - É de responsabilidade do aluno ou do responsável pelo pagamento manter saldo suficiente para o débito em conta corrente bancária. A Universidade isenta-se de qualquer responsabilidade decorrente da não liquidação dos valores devidos por insuficiência de saldo na data do vencimento, bem como por quaisquer outros encargos porventura gerados em decorrência do débito em conta efetuado;



    - O início e a finalização do débito em conta corrente devem ser solicitados em sua agência bancária, com antecedência mínima de 30 dias.

  • 13. Consigo efetuar o pagamento do meu boleto através de cartão de crédito/débito?

    Sim, o pagamento está habilitado para todos os níveis de ensino: Graduação, Extensão, Unilínguas, Pós-Graduação Lato Senso e Estrito Senso.



    Essa opção é uma forma de pagamento que você deverá acessar mensalmente através do Portal Minha Unisinos e realizar o pagamento via cartão, não sendo possível parcelar o valor total do curso através da função crédito.



    Para realizar o pagamento, você deverá acessar o Portal Minha Unisinos (www.minha.unisinos.br) > Financeiro > Impressão de Boletos > Selecione o contexto educacional desejado > Clique na parcela a ser paga > Clique sob o ícone alusivo ao cartão de crédito. Um pop-up abrirá com seus dados cadastrais. Clique em "Avançar". Você visualizará os dados de pagamentos e escolherá a bandeira do seu cartão de crédito: Elo, Hipercard, AMEX, Visa e Mastercard. Clique em "Pagar" para dar continuidade ao processo.

  • 14. Consigo antecipar o pagamento das minhas parcelas?

    Para os cursos de Pós- Graduação, a antecipação com abatimento de juros está disponível a partir do pagamento antecipado de três vencimentos e não se aplica em parcelas já vencidas.



    Para solicitar esta antecipação, encaminhe sua solicitação, indicando quais parcelas deseja efetuar o pagamento, através do site http://www.unisinos.br/fale-conosco/envie-sua-mensagem.



    Já para os cursos de Graduação e Unilínguas, os boletos são disponibilizados mensalmente e não possuem abatimento de juros por pagamento antecipado. Para solicitar a disponibilização antecipada do seu boleto, encaminhe sua solicitação através do site através do site (http://www.unisinos.br/fale-conosco/envie-sua-mensagem).


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