Linha do Tempo
O Memorial Jesuíta tem a função de reunir a memória e a história da atuação dos Jesuítas na América Latina. No acervo estão obras datadas entre os séculos XV e XX que foram reunidas pelos jesuítas durante os quase 150 anos de sua atuação no sul do Brasil. Confira, a seguir, alguns fatos e personagens relevantes da história do Memorial Jesuíta desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul até os dias de hoje.
Faça um filtro por época
- 
	

1824
Chegaram os primeiros imigrantes alemães no Vale do Rio dos Sinos.
 - 
	

1849
Chegaram ao Rio Grande do Sul os três primeiros jesuítas de língua alemã: Pe. Agostinho Lipinski, Irmão João Sedlach e Irmão Antônio Sonntag.
 - 
	

1869
Fundação do Colégio Nossa Senhora da Conceição em São Leopoldo. O internato serviu para formação do clero da região e também para trazer professores às comunidades.
 - 
	

1877
Colégio Conceição: Atendendo a pedido, passa a educar a comunidade em geral em nível de formação média.
 - 
	

1890
Colégio Conceição ganha status de Escola Padrão no Estado, equivalendo-se ao Colégio Dom Pedro do Rio de Janeiro.
 
Coleções
- 
				
				Coleções Especiais
Localizadas no 6º pavimento da Biblioteca, lado A, as Coleções Especiais são compostas por fundos e arquivos históricos
O atendimento para as Coleções Especiais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
confira as obras do acervo de Coleções Especiais - 
				
				Coleção Obras Raras
Localizada junto ao 3º pavimento da Biblioteca Unisinos, a Coleção de Obras Raras reúne obras de difícil acesso e encontradas apenas nas bibliotecas mais especializadas do mundo. Os volumes, de diferentes áreas do conhecimento, são disponibilizados para a comunidade, em especial aos pesquisadores.
O atendimento para Coleção de Obras Raras é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, mediante agendamento prévio. Sábados e domingos não haverá atendimento.
saiba como consultar os livros da Coleção de Obras Raras 
Prêmios
O Memorial Jesuíta Unisinos já conquistou, ao longo da sua trajetória, alguns prêmios pelo reconhecimento de seu trabalho em prol da guarda, preservação, organização e difusão de suas coleções relacionadas a história e à atuação dos jesuítas na Região Sul do Brasil.
- 
				
				Prêmio IBRAM Memórias Brasileiras
No ano de 2013, o Memorial Jesuíta Unisinos foi agraciado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM com o Prêmio Memórias Brasileiras, que selecionou iniciativas de preservação da memória brasileira, com ênfase nos movimentos sociais do Brasil, para apoio a ações de divulgação, preservação e difusão de acervo.
saiba mais - 
				
				Prêmio Ordem do Mérito Cultural 2011
O Memorial Jesuíta foi contemplado com uma das 51 insígnias da Ordem do Mérito Cultural 2011 durante a solenidade realizada em Recife no dia 09 de novembro de 2011.
saiba mais 

				
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						