Início do Conteúdo

Fique Sabendo

Journal Citation Reports (JCR): A ferramenta essencial para avaliar periódicos científicos

 

Conhecer e utilizar métricas de avaliação de periódicos científicos é um fator determinante para a localização de fontes confiáveis e relevantes, contribuindo para a construção de um referencial teórico sólido e de excelência.

Uma das principais ferramentas recomendadas pela Biblioteca para esse fim é o Journal Citation Reports (JCR). Neste post, você vai entender melhor como essa plataforma funciona e como pode ajudá-lo(a) em suas pesquisas acadêmicas.

O que é o JCR?

O Journal Citation Reports (JCR) é uma plataforma publicada anualmente pela Clarivate Analytics, com duas edições: uma voltada para as ciências exatas e naturais e outra para as ciências sociais. Ele fornece uma série de métricas bibliométricas que ajudam a avaliar a influência, impacto e relevância de periódicos científicos em diversas áreas do conhecimento.


Principais métricas do JCR

As métricas disponíveis no JCR permitem avaliar o desempenho de periódicos com base em citações recebidas e outros indicadores. Conheça as principais métricas:

Journal Impact Factor (JIF)

A métrica mais conhecida do JCR. A fórmula usada para calcular o Fator de Impacto de um periódico considera as citações recebidas nos dois anos anteriores. Para isso, divide-se o número total de citações que os artigos do periódico receberam nesse período pelo número de artigos considerados “citáveis” publicados nesses mesmos dois anos. Exemplo, Fator de impacto do Journal The LANCET:


 

 

CiteScore

Semelhante ao JIF, mas calcula a média de citações considerando um período de quatro anos. É uma métrica complementar ao JIF, oferecendo uma visão mais ampla do impacto de longo prazo dos artigos.

Cited Half-Life

Indica por quanto tempo, em média, os artigos de um periódico continuam sendo citados. Um Cited Half-Life alto sugere que os artigos permanecem relevantes ao longo do tempo.

Citing Half-Life

Mostra a idade média dos artigos que estão sendo citados pelo periódico. Um Citing Half-Life alto indica que os autores frequentemente se referem a trabalhos mais antigos, o que pode refletir uma base teórica consolidada.

Classificação dos Periódicos por Categorias

O JCR agrupa os periódicos em categorias temáticas específicas, permitindo a comparação entre revistas de uma mesma área. A classificação é baseada no fator de impacto (JIF), e os periódicos são ranqueados em quartis:

    Q1 – Revistas no primeiro quartil, com os maiores fatores de impacto da categoria.

    Q2 – Revistas com fatores de impacto médio-altos.

    Q3 – Revistas com fatores de impacto médio-baixos.

    Q4 – Revistas no último quartil, com os menores fatores de impacto da categoria.

Por que utilizar o JCR?

Utilizar o JCR na seleção de periódicos para leitura ou publicação garante que você está se baseando em fontes de alta qualidade, com reconhecimento na comunidade científica internacional. Também é uma ferramenta fundamental para pesquisadores que desejam avaliar onde publicar ou analisar a reputação de revistas científicas.

Onde acessá-lo?

1) No site da Biblioteca, clique em "Bases de Dados" e "Portal de Periódicos Capes";

2) Realize a autenticação de usuário: acessando na rede interna, no acesso remoto via proxy ou CAFe;

3) Na opção "Lista de bases e coleções" procure por "JCR" e clique em "Ver no editor". Pronto, você poderá acessar e consultar o JCR.

 

Texto elaborado por: Laura Ferreira (Jovem Aprendiz) e Alessandro Dietrich.