Residência Médica em Pediatria

A Residência Médica em Pediatria é uma realização da Escola de Saúde da Unisinos e da Unidade Acadêmica de Graduação (UAGRAD) da universidade, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de São Leopoldo.

Formar médicos pediatras através de uma forte base teórica e treinamento continuo de suas habilidades e competências clínicas, tornando-o apto, ao fim de três anos de residência, a promover a saúde, prevenir, diagnosticar e tratar as afecções prestando assistência integral ao ser humano em crescimento com competências éticas, políticas e técnicas, tendo como base os princípios do SUS e atendendo, a partir do cuidado integral, continuado e centrado nas pessoas, em suas famílias e orientado para a coletividade, às demandas da sociedade. O profissional capacitado deverá atuar em contextos variados e ambientes em constantes transformações sociais, culturais e científicas, desenvolver trabalho harmônico com equipes interdisciplinares além de participar de processos educativos em seu território de atuação devendo ainda, adicionalmente desenvolve autonomia e capacidade de realizar a busca ativa de novos conhecimentos.

O Programa de Residência Médica em Pediatria, compõem uma formação especializada, demandada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por sua característica de ser uma formação em serviços de saúde. A Residência Médica é parte estratégica para a formação e fixação dos profissionais da área e para o efetivo fortalecimento do sistema de saúde, tendo sido instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. É uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização com mais de 80% de sua carga horária em atividades práticas, desenvolvidos em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Este Programa de Residência Médica proposto pela Universidade se sustenta na integralidade, na interdisciplinaridade, na educação para o SUS e na educação para práticas de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde, aquisição de conhecimento teórico, treinamento de habilidades e competências para atuação nas redes primária, secundária e terciária do nosso sistema de saúde.

Desta forma, de acordo com a legislação vigente, propõe-se um processo de formação de especialistas em pediatria dentro de uma espiral que incorpore progressivamente a aquisição de competências e habilidades e a atuação em ambientes de complexidade crescente, de forma a atender de forma integral, as necessidades de saúde do ponto de vista individual e coletivo na região.

As práticas serão desenvolvidas no município de São Leopoldo e complementarmente nos municípios parceiros.

Área de Concentração: Obstetrícia e Ginecologia
Período de Realização: 3 anos
Carga Horária Total: 8 640 horas*
Cenários de Prática: Hospital Sapiranga, Rede de Saúde de Sapiranga e São Leopoldo
Modalidade do Curso: Tempo Integral
Número de Vagas Anuais: 02 vagas
Coordenador do Programa: Gustavo Capovilla da Silva

Carga Horária: 5760 horas

Cenários de Prática: Hospital Centenário, Rede de Saúde de São Leopoldo

Coordenador do Programa: João Carlos Santana

Outras informações

Contato

Secretaria Compartilhada da Escola de Saúde

Fone: +55 (51) 3591 1122, ramal 1274/1260/1233 E-mail: coreme@unisinos.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades