Unisinos sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Disputa ocorre neste final de semana

Crédito: Rodrigo W. Blum

Neste final de semana, a Unisinos será sede da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A disputa acontecerá no Centro de Esporte e Lazer, Campus São Leopoldo. Participarão dessa fase 250 alunos do Ensino Fundamental, divididos em 80 equipes, e 100 alunos do Ensino Médio, distribuídos em 30 equipes.

O desafio de cada grupo será montar e programar um robô, que terá de ser ágil para superar terrenos hostis; atravessar áreas desconhecidas; desviar de obstáculos; subir rampas; salvar “vítimas” (bolinhas de isopor revestidas por papel alumínio) e levá-las até um ponto seguro.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa usa o tema da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a todos os alunos de escolas públicas ou privadas do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

No sábado, 26/08, ocorrerá a competição dos alunos do Ensino Fundamental. No domingo, 27/08, será a vez dos alunos do Ensino Médio. São esperadas cerca de 500 pessoas no primeiro dia e 200 no segundo.

Saiba mais no site do evento.