Unisinos recebe estudantes do CEEPRO

Alunos do 2º e 3º ano tiveram dois dias de atividades na Universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nos dias 2 e 3 de setembro, a Unisinos recebeu o V Seminário Agroflorestal e a V Mostra de Iniciação Cientifica. Os eventos são organizados pelo Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo (CEEPRO) e já acontecem há cinco anos e, pela primeira vez, no Anfiteatro Padre Werner, no campus São Leopoldo.

No primeiro dia, os alunos da escola técnica puderam prestigiar palestras relacionadas ao curso que estão fazendo, entre eles, a pós-colheita e industrialização de grãos e sementes, os impactos ambientais de atividades agroindustriais, agropecuária e bem-estar animal, cursos florestais e manejo florestal e os sistemas agroflorestais e fruticultura.

No segundo dia, foi a vez da V Mostra CEEPRO de Iniciação Científica. Cerca de 180 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio apresentaram 71 trabalhos durante a manhã. À tarde, os mais bem avaliados por professores e pesquisadores da Unisinos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e profissionais da área foram premiados.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para a estudante do 2º ano, Júlia Kamily, apresentar seu trabalho na Universidade é uma motivação. “É importante, pois nos ajuda a expandir nossos conhecimentos e é uma motivação para darmos nosso melhor nos projetos e, é claro, ajudar o próximo de alguma forma, levando nossos projetos para a comunidade”, afirmou a estudante.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Regina Espinosa, falou sobre a parceria da Unisinos e o CEEPRO. “A parceria consiste em uma troca, utilizamos a escola para aulas práticas voltadas a fruticultura, zootecnia, olericultura, medicinais máquinas e motores agrícolas. Em troca, eles podem utilizar nossa estrutura como laboratórios, auditórios, apoio para pesquisa e até mesmo recursos que usamos para melhorar a estrutura deles, o que é positivo para ambos”, explicou a coordenadora.

Confira mais imagens do evento:

V Seminário Agroflorestal - V Mostra CIC