Unisinos FM propõe experiência imersiva em busca do leitor perdido na Feira do Livro

A rádio que terá cobertura ao vivo direto da praça da alfândega propõe ação com podcasts para engajar ouvintes

O que seria da literatura sem o leitor? Um livro sem alguém para segurá-lo, para folheá-lo, para lê-lo perde completamente o sentido. Mas e se o leitor ideal, aquela figura inteligente e ligada em cultura, estivesse sumindo? Se desaparecesse sem deixar vestígios? Quem poderia encontrar este verdadeiro tesouro e onde? Pensando nisso, a Unisinos FM elaborou um conceito divertido e educativo, imaginando o que aconteceria caso tivéssemos de partir atrás de um leitor perdido, pedindo a ajuda de personagens famosos da literatura mundial e incluindo a história da Feira do Livro no meio deste mix.

Assim nasceu Em Busca do Leitor Perdido, uma série com seis podcasts que brinca ao misturar situações reais com grandes detetives e jornalistas da literatura. Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Miss Marple, Ed Mort e Tintim são alguns desses personagens que ganham vida nestes especiais. Além destes personagens, profissionais ligados à Câmara Riograndense do Livro participam do podcast, comentando a respeito de seções da Feira, como a Praça dos Autógrafos, a Área Internacional, a programação infantil e os sebos. Tudo isso de forma lúdica e divertida.

Ainda, aproveitando que cada episódio faz referência a um determinado espaço da Feira, a ação propõe o conceito de Geocast, que surge da união entre os termos podcast e geolocalização. A ideia é que os frequentadores da Feira sejam incentivados a escutar os podcasts nos próprios lugares mencionados nos áudios, de modo a viverem uma experiência imersiva em que o conteúdo sonoro dialoga com o ambiente da Feira. O acesso aos podcasts ocorre através de QR-Codes impressos em placas afixadas em cada um dos seis pontos de acesso. O participante pode utilizar um aplicativo de leitura de QR-Code (ou simplesmente digitar o endereço da página web correspondente) para rodar o podcast direto no seu dispositivo.

A série de podcasts Em Busca do Leitor Perdido tem roteiro e direção de Rodrigo de Oliveira, com coordenação de Daniel Pedroso e Marlise Brenol. Produção de jornalismo de Vanessa Ioris e Jaime Zanatta. Locução de Camila Kehl, com vozes de José Alberto Baldissera, Eloisa Capovilla, Totonho Lisboa, Rodrigo de Oliveira, Douglas Ripel e Caroline Nicol. Curadoria sonora de Luís Henrique Porsche. Edição de Luiz Henrique Machado. Arte de Vanessa Nichele. Tecnologia geocast de Tiago Lopes e programação web de Betina Palma.

Unisinos FM direto da Feira

A equipe da FM 103.3 estará em peso na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. O estande montado no ambiente da Praça da Alfândega se transformará em estúdio. Kátia Suman volta à rádio com o programa Talk Radio da web direto para o FM, sem intervalos comerciais. Jimi Joe comanda o Pingos nos is, programa dedicado a explorar diferentes perspectivas da literatura gaúcha, brasileira e internacional, de segunda a sexta, das 14h às 15h, acompanhado de jornalistas e convidados.

Outro destaque fica por conta do Alta Fidelidade, com o jornalista Rodrigo de Oliveira, transmitido ao vivo de segunda a sexta, das 15h às 19h, que deixa os estúdios da Rádio Unisinos, em São Leopoldo, para debater durante a Feira pautas literárias, sempre com convidados especiais.

A cobertura da Rádio Unisinos contará, ainda, com duas edições inéditas do Clube do Livro, programa de discussões literárias que terá como foco o centenário de A Metamorfose, de Franz Kafka, e o clássico A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector. No final de semana, rola programação especial também direto do evento. Além disso, a equipe da TV Unisinos fará vídeos especiais para as redes sociais, fazendo uma verdadeira invasão nos corredores da Feira.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar