Feira de Educação Unisinos

Aprendizagem e diversão marcam os dois dias de evento

Crédito: Betina Albé Veppo

Iniciou na manhã desta quinta-feira, 09 de outubro, mais uma edição da Feira de Educação Unisinos. O projeto já está em sua quarta edição e cada vez mais integra um número maior de pessoas. “Essa é a primeira vez que todas as licenciaturas estão engajadas no evento”, declarou a professora de matemática e coordenadora da feira, Rosane Wolff.

O objetivo é trazer alunos de escolas públicas, que estejam cursando as séries finais do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio, para participar de diversas atividades no campus da Unisinos de São Leopoldo. No primeiro dia de feira, 15 escolas irão participar do encontro e, para o segundo dia, estão previstas outras 16 instituições. Durante todo o evento, mais de mil estudantes irão vivenciar as ações desenvolvidas pelos alunos dos cursos de licenciatura da Unisinos.

São 30 diferentes atividades por turno, entre oficinas temáticas e ações lúdicas. “Todas as dinâmicas propostas são muito simples, e os professores podem usar no dia a dia das escolas”, explica Rosane.

A Feira de Educação nasceu como uma alternativa para as horas de atividades práticas que os cursos de licenciaturas preveem. “Para suprir essa necessidade tivemos a ideia de propor aos nossos alunos que criassem atividades lúdicas de aprendizagem, para serem testadas pelos estudantes de Ensino Médio e Fundamental durante o evento”, conta a professora.

Para Rosane, a feira traz aos alunos de licenciatura um contato com a realidade das escolas, o que fortalece a formação profissional destes futuros professores. Anualmente, o evento vem crescendo e reunindo cada vez mais pessoas. “Nossa meta é que possamos estender essas atividades também aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.