Unisinos é contemplada pelo Edital PrInt

Universidade receberá 6 milhões de reais para investir em internacionalização

Crédito: Aurora imagens

No início do mês de outubro a Unisinos recebeu a notícia de que foi contemplada pelo Edital PrInt, do Programa Institucional de Internacionalização da Capes. A partir do próximo mês, a Universidade receberá 6 milhões de reais para investir em internacionalização. Um dos objetivos do programa é fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições, além de estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.

“Receber esse investimento significa que a Capes e os avaliadores internacionais consideraram que a Unisinos tem um sólido projeto internacional, com quatro grandes projetos: IoT e Saúde / Hospital do Futuro; Indústria 4.0 / Modelagem de uma fábrica inteligente; Empreendedorismo e Inovação; Humanidades e Tecnologias”, afirma a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch.

A pesquisadora diz que o investimento terá como foco as áreas de microeletrônica, tecnologias aplicadas à saúde, e inovação e empreendedorismo. “Essas áreas se desdobram nos quatro projetos citados, envolvendo cinco Programas de Pós-Graduação: Educação, Comunicação, Administração, Computação Aplicada e Design”, enfatiza.

Em setembro, a Unisinos lançou a Graduação Pro, que tem entre suas trilhas estratégicas de carreira a internacionalização. O Edital PrInt irá impulsionar essas atividades por meio de parcerias com instituições de outros países. “O PrInt é um programa para pesquisa, com as universidades que a Unisinos tem parceria, principalmente na Alemanha e na Coreia. Evidentemente, da forma como os projetos da Graduação Pro estão desenhados, com forte interlocução com a pesquisa, as universidades parceiras para a pesquisa, serão também parceiras para a graduação”, finaliza Dorotea.