NOTA MEC

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Crédito: Divulgação

Uma aula que mistura diversão e culinária é uma alegria para qualquer criança. E isso aconteceu na Associação Vida Nova, em São Leopoldo, com a turma de educação especial, que preparou um bolo salgado, junto com as estagiárias do Banco de Alimentos, Jenifer da Silva e Greice Schmitz.

A receita da vez era um bolo salgado. A turminha estava ansiosa em querer participar, mas antes disso, era necessário colocar a touca de cozinha. O primeiro passo deles foi untar a forma, logo depois era necessário preparar os ingredientes, momento da grande ajuda dos alunos. Um grupo ajudou a ralar a cenoura e descascar o milho, enquanto uma das estagiárias cortava os outros alimentos, como a cebola, o brócolis e o pimentão. O ora-pro-nobis também estava presente na receita e todos os legumes foram postos na forma. Enquanto isso, o outro grupo preparou a massa do bolo, colocando os ingredientes no liquidificador.

Atentos a tudo o que acontecia, curiosidades iam surgindo. “O que é isso?”, perguntavam as crianças sobre algum alimento que desconheciam. Jenifer e Greice explicavam tudo. Entre uma ação e outra, os alunos “beliscavam” um legume, às vezes uma carinha de reprovação ao gosto aparecia, mas mesmo assim, pegavam de novo. “É muito bom”, fala um deles em relação à cenoura.

Após colocarem a massa na forma e cobrir com um queijo ralado, estava na hora de pôr o bolo no forno. Enquanto ele estava assando, as crianças foram para o recreio brincar. Neste momento, uma outra turma, do contraturno escolar, estava presente para a atividade seguinte: a água saborizada. Laranja, limão, hortelã e gengibre, eram alguns dos ingredientes utilizados na preparação da bebida, que logo ficou pronta para degustação dos pequenos.

  • Proporcionar uma atualização de conhecimentos relacionados à Bioenergética;
  • Proporcionar uma atualização de conhecimentos relacionados a alimentos funcionais e atividade física;
  • Proporcionar uma atualização e aprofundamento de conhecimentos relacionados à avaliação física e bioquímica nutricional;
  • Proporcionar uma atualização e aprofundamento de conhecimentos relacionados ao Planejamento e à Prescrição Dietética para diferentes tipos de treinamento e modalidades esportivas;
  • Possibilitar a reflexão crítica sobre as questões relacionadas à aplicação da bioética em Nutrição Esportiva;
  • Possibilitar a realização de práticas de observação e de atuação na especialidade que propicie articulações entre teoria e prática, visando uma capacitação profissional qualificada.

Alguns minutos se passaram e estava na hora de tirar o bolo do forno. Nesse momento, as duas turmas estavam unidas e todos foram servidos. Com um gosto levemente salgado, por causa do queijo, o bolo foi aprovado por todos. “Quero mais um pedaço”, disse uma das crianças. “Essa atividade serve para as crianças terem um contato com esses alimentos, e aqui há um incentivo entre eles. Quando um experimenta, o outro também quer”, frisa Jenifer.

Ingredientes fresquinhos

Os ingredientes do bolo foram colhidos da horta da escola e, alguns dias antes, alunos do 8º ano se dispuseram a plantar alguns desses alimentos. Jenifer e Greice estiveram nesse dia e junto com o professor de biologia explicaram sobre cada muda que estava sendo plantada e relataram a sua importância. Sobre essa ação, de mexer com a terra, com os alimentos, Greice destaca: “É importante trazer esse lado natura do alimento, porque faz com que a criança saia um pouco do consumo industrializado, e mostra que, de uma forma mais acessível, eles conseguem consumir alimentos naturais e plantar na casa deles”.

– Acesse: antares.unisinos.br.

– Conheça também o Simtur, que aposta em semáforos inteligentes, sistemas de monitoramento de poluição e bases de informação aos usuários de transporte coletivo: projeto.unisinos.br/simtur.

Sobre o projeto

O projeto inclui os Bancos de Alimentos de Porto Alegre e do Vale dos Sinos. O objetivo dessa iniciativa é contribuir para a melhoria das condições de nutrição e saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Dentro dessa linha, cinco projetos são desenvolvidos: Nutrindo o Amanhã, que trabalha com crianças, adolescentes, pais e educadores; Oficina do Sabor, direcionado a crianças, adolescentes e idosos; Primeiros Passos, desenvolvido para bebês de quatro até 24 meses e cuidadoras; Cozinha Nota 10, voltado à melhoria das cozinhas das Instituições e Passos da Longevidade, que tem como foco idosos acolhidos por instituições de longa permanência e centros comunitários.

“Como multiplicadores queremos trazer o conhecimento para dentro do quilombo, principalmente para as crianças.”

Daiane Lopes, Quilombola

Acadêmicos do curso de Nutrição, supervisionados pelo professor do projeto e pelas nutricionistas do Banco, exercem atividades de diagnóstico nutricional e intervenções nutricionais individualizadas e coletivas, no sentido de prevenir e orientar situações relacionadas à má alimentação. Além disso, os alunos de Gastronomia, juntamente com a área da Nutrição, planejam e executam oficinas e cursos de culinária, direcionados aos manipuladores de alimentos das Instituições, às crianças, aos adolescentes e aos idosos. “Os alunos que atuam no projeto têm a oportunidade, não só de colocar em prática os conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, mas também de vivenciar e buscar soluções para diferentes situações na área de nutrição e saúde”, destaca a coordenadora do Banco de Alimentos, Denise Zaffari.

Jenifer e Greice participam do projeto Nutrindo o Amanhã, que foi criado pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre e estendido ao Banco de Alimentos do Vale dos Sinos. O objetivo é desenvolver ações de educação alimentar e saúde nas Instituições cadastradas e beneficiadas com as doações de alimentos.

Exemplo de Tabela

Título da Tabela
Título da Coluna 1 Título da Coluna 2 Título da Coluna 3 Título da Coluna 4
item 1 5 1.226,83 item 1
item 2 11 633,42 item 2
item 3 17 478,00 item 3
item 4 23 374,00 item 4
item 5 29 312,00 item 5
item 6 35 271,00 item 6
item 7 41 242,00 item 7

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