Unisinos Day Run reúne mil atletas amadores e profissionais

Segunda edição do evento aconteceu na manhã de domingo, no câmpus da universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Sob céu azul, sol predominante e temperatura na casa dos 20 graus, mil corredores participaram da segunda edição da Unisinos Day Run na manhã de ontem, no câmpus da universidade, em São Leopoldo. Com percursos de 3km, 5km e 10km e premiações por categoria, a corrida reuniu atletas profissionais e amadores, além da comunidade leopoldense, que compareceu em peso para acompanhar o evento.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ao conquistar o primeiro lugar da prova de 10km com um tempo de 39:39, o atleta Rudimar Campos, 53 anos, se disse satisfeito com o próprio desempenho, apesar das dificuldades com uma gripe inesperada. “Eu acabei não conseguindo treinar como queria. Mesmo assim, consegui fazer uma boa prova. No nosso nível, abrir uma pequena vantagem já é significativo, então administrei na parte final”, comentou Campos, que possui mais de 300 medalhas e troféus ao longo dos 31 anos de carreira. “Eu ajudei a inaugurar essa pista da Unisinos. É muito gratificante voltar, porque eu nasci para corrida aqui em São Leopoldo”, relembrou.

Detentor do recorde estadual dos 10km em pista desde 1998, Campos elogiou a participação da comunidade. “É um evento muito democrático, todo mundo pode correr. É fundamental que o pessoal tenha essa mudança de hábitos e saia de casa, porque corrida é qualidade de vida”, destacou.

Superação na lesão e na gestação

Vencedora da prova de 3km, a atleta Anael Seibel, 41, superou uma lesão no púbis para completar o percurso. “Fiquei quatro meses sem treinar, por isso optei por uma prova mais curta. Não vim almejando ganhar, mas fico muito contente”, celebrou. “Já estudei aqui, então conhecia o câmpus. Mesmo assim, fiz dois treinos no percurso, para ficar preparada”, revelou.

Enquanto Anael comemorava a vitória pela superação de correr com uma inflamação no púbis, a educadora física Raíssa Joner, 26 anos, celebrava o dom da vida: grávida de seis meses, ela correu por dois. “Foi super tranquilo porque eu estou acostumada, mas claro que diminui o ritmo. É minha última corrida da gestação”, prometeu Raíssa, que estuda Nutrição na Unisinos.

Comunidade presente

Acomodados em cadeiras de praia e sorvendo chimarrão na companhia de animais domésticos, amigos e familiares dos corredores prestigiaram a segunda edição da Unisinos Day Run. O casal de aposentados Arilton de Oliveira, 64, e Estela Neiva Anacleto, 60, acompanhou o filho, Guilherme de Oliveira, 19, que participou da prova de 5 km. “Neste ano, foi muito bem divulgado. Fizemos questão de participar junto com ele”, comentou a mãe. Treinando semanalmente, Guilherme optou pela prova de 5km para fazer companhia a amigos. “No fim eles acabaram desistindo, mas eu vim igual. Ano passado só olhei, não participei”, recordou.

Classificação geral

– 3km