Uma parceria que deu certo

Unisinos e Grêmio dão pontapé inicial para a segunda edição do curso de Gestão de Clubes de Futebol

Apaixonados por futebol e gestão estiveram reunidos ontem à noite (26/3) no auditório da Arena, em Porto Alegre. Na ocasião, a Unisinos e o Grêmio reafirmaram a parceria que marca a segunda edição do curso Gestão de Clubes de Futebol. “O Grêmio se sente extremamente contemplado com essa iniciativa”, destaca o presidente do clube, Romildo Bolzan.

O evento foi marcado pela formatura das duas turmas que fazem parte da primeira edição do curso. Além, da palestra com o técnico campeão do mundo pelo tricolor, em 1983, Valdir Espinosa. “Acredito que a convicção do Grêmio e da Unisinos demonstra que deu certo, o curso foi um sucesso e vai prosseguir. Em time que está ganhando não se mexe”, afirma o coordenador do curso, Carlos Alberto Diehl.

Mais de 60 alunos receberam das mãos do presidente do Grêmio o certificado de conclusão. “Eu nasci no prédio em frente ao estádio Olímpico, então não tinha como ser diferente. O Grêmio tem batido na trave e a gente traz ideias novas para tentar ajudar o clube”, diz o aluno, Marco Aurélio Argemí Filho.

O curso busca a formação de um quadro de gestores e dirigentes capacitados a conhecer, gerir e atuar nas diversas áreas envolvidas na gestão de clubes de futebol. Romildo destaca a importância do conhecimento e a diferença que isso faz. “Precisamos de pessoas capazes de exercer essa função que hoje é um mercado cada vez mais restrito e necessário” completa.

Após a cerimônia, Valdir Espinosa palestrou para os convidados. Ele foi jogador do Grêmio e técnico. Entre suas maiores conquistas como treinador estão a Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes pelo tricolor, ambos em 1983. O palestrante dividiu experiências profissionais e deu dicas aos alunos. “O bom comandante é aquele que dirige os comandados no mesmo degrau” e brinca ao completar “mas, não deixe ficar acima também”.

Em uma conversa descontraída, contou histórias da carreira, do caminho percorrido para a conquista do mundial e ponderou que é preciso fazer algumas comparações para se ter um bom resultado. “O Grêmio de 30 anos era grande e o de hoje é muito maior. Então, junte as coisas boas de ontem com as coisas boas de hoje e você vai ter sucesso no seu trabalho”, afirma.

Gestão de Clubes de Futebol é um curso de 150 horas, com duração de nove meses. Para fazer basta ser sócio do Grêmio e comprovar formação superior completa ou em andamento. Pierre Gonçalves que é um dos coordenadores destaca que o Grêmio se tornou referência na área de gestão. “Eu sei que todos estão sedentos por um título e acompanharemos nos próximos anos se gestão fará a diferença”, conclui ao destacar a importância do aprendizado.

Interessados ainda podem fazer a inscrição. Informações no site do curso Gestão de Clubes de Futebol.