Uma justa homenagem

Professor Ernani Ott recebe menção honrosa da Academia de Ciência Contábeis do RS por seus mais de 50 anos dedicados à área

Crédito: Divulgação

Uma vida dedicada à Contabilidade. Assim é a trajetória do professor Ernani Ott. O pesquisador, que atua há mais de 50 anos na área, e faz parte do corpo docente da Unisinos desde que a Universidade foi criada, recebeu nessa segunda-feira, 4/11, uma menção honrosa da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu no Campus Porto Alegre e contou com a participação de outros professores da Instituição que atuam na área.

O evento, que ocorre anualmente, é um encontro de coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, promovido pela Conselho Regional de Contabilidade do RS com apoio do Conselho Federal de Contabilidade e da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. “Esse foi o XII encontro. A menção honrosa me foi concedida pela Academia de Ciências Contábeis do RS da qual sou acadêmico. Também sou acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis”, conta.

Ernani garante que o encontro tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais e tendências mundiais do ensino da contabilidade, visando a formação de um profissional altamente qualificado e capaz de contribuir para identificar e desenvolver ações que garantam o sucesso, a expansão e a sustentabilidade dos negócios. “O evento contou com uma palestra de abertura proferida pelo professor Ivam Ricardo Peleias, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, que tratou sobre ‘Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis: prática disruptiva’, o ‘Fórum Reflexão: competências profissionais, metodologias ativas e um currículo disruptivo’ e oficinas temáticas relacionadas com capacitação docente”, destaca.

Segundo o professor, a homenagem recebida durante o encontro se deve aos mais de 50 anos dedicados ao ensino da Contabilidade. “Contribui com a formação de milhares de alunos nos muitos anos atuando na profissão, tanto em empresas como na condição de consultor e auditor externo. Sinto-me muito lisonjeado por ter sido lembrado pelos colegas para receber essa honraria e de contar com o carinho e amizade de todos”, afirma.

Entre os pontos marcantes de sua carreira, Ernani destaca o fato de ter podido contribuir na formação de muitos alunos, tanto em nível de graduação como pós-graduação, ter sido coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Unisinos e ter participado, ativamente, da criação da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, em 2006, entidade da qual foi presidente de 2014 a 2017.

Crédito: Divulgação

O professor ainda destaca a importância de sua história na Unisinos. “Fui aluno da Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos (Fevarsinos) onde me formei em 1967, ingressando como docente em 01/02/1969, portanto, seis meses antes da criação da Unisinos. Isso significa que tive o privilégio de ver nascer essa grande universidade, participando já na condição de docente na solenidade de sua criação em 31/07/1969”, finaliza.