Inscrições abertas para Programa LAB Empreendedor

Selecionados participam de ciclo para transformar ideias em negócios reais

Crédito: Getty Images

Ser um laboratório dinâmico, onde as vivências fortalecem as ideias e modelam o perfil de quem quer abrir seu próprio negócio: esse é propósito do LAB Empreendedor. Promovido pela Unisinos, o programa vai proporcionar um espaço de imersão para quem está no caminho do empreendedorismo.

Pensada para estimular a transformação de ideias em negócios reais, essa iniciativa acompanha um movimento de personalização da trajetória acadêmica que tem como fio-condutor a plataforma Unisinos LAB, criada a partir de um mapeamento de competências para o século. Nesse sentido, tem a intenção de desenvolver a atitude empreendedora e interdisciplinar dos alunos, ao mesmo tempo que amplia o número de possibilidades para além da graduação.

Para o professor das áreas de Administração e Empreendedorismo e gerente administrativo da Unidade Acadêmica de Graduação, Alexandre Wolffenbuttel, o programa vem para dar suporte ao aprendizado: “Hoje, ensinamos empreendedorismo dentro das atividades acadêmicas. E, ao mesmo tempo, existe um espaço na Universidade para que as startups se desenvolvam e evoluam – a Incubadora. Ficava uma lacuna para o apoio às novas iniciativas, um espaço onde o aluno tivesse a oportunidade de qualificar suas ideias e melhorar seu negócio. Com este projeto, a Unisinos está alavancando maneiras de instrumentalizar a competência do empreendedorismo – que está entre as dez mais importantes do século e que estão mapeadas na plataforma Unisinos LAB. Essa é uma ponte entre as atividades acadêmicas e a prática. E sem custo extra nenhum para o estudante”.

De acordo com Vanessa Batisti, sócia e cofundadora da H2Hub, parceira da ação, o LAB Empreendedor é orientado para quem tem uma ideia e pretende colocá-la em prática, mas não sabe por onde começar: “O programa possibilitará a reflexão sobre a carreira e os desafios de empreender. Dessa forma, espera-se que os candidatos tenham mais informações para decidir se vão tirar seus projetos do papel. E, em caso positivo, que eles possam contar com o apoio necessário para isso”, afirma.

O programa está com inscrições abertas para as etapas seletivas e aceita submissões até 15 de abril. As equipes que passarem nas duas fases eliminatórias poderão fazer uso do espaço de coworking da H2Hub (Unitec 1 – Campus Unisinos São Leopoldo) e participar do ciclo de modelagem de ideias e desenvolvimento de empreendedores Trying To Fly.

Durante o ciclo, os inscritos poderão mobilizar e aprimorar competências como proatividade, persistência e planejamento em atividades como oficinas, pitches, mentorias e sessões de coaching por equipe. Em todo o processo, serão desafiados a pensar soluções criativas para amadurecer suas ideias e começar seus negócios da melhor forma possível: com conhecimento, ferramentas adequadas e todo o suporte necessário.

Aqueles que passarem pelo ciclo e decidirem seguir em frente continuarão contando com o apoio da H2Hub. As equipes serão orientadas na hora de estudar o mercado, modelar a parte financeira do empreendimento, escrever projetos de captação de recursos, promover projetos sociais e desenvolver o que mais considerarem importante. Ao final, poderão ser encaminhadas ao processo de seleção da Unitec, caso preencham os requisitos das áreas prioritárias do Tecnosinos, ou estender o prazo de atuação junto à H2Hub para consolidar seus projetos.

Como participar

A inscrição é feita na plataforma Unisinos LAB (unisinos.br/lab), por alunos matriculados em cursos de Graduação da Unisinos. Pessoas não vinculadas à Universidade também podem participar, desde que integrem equipes compostas por estudantes da Instituição.

Concluída a inscrição inicial, o líder deve enviar o comprovante gerado, o formulário preenchido e um vídeo de apresentação da ideia (até três minutos) para o e-mail lab-empreendedor@unisinos.br.

O prazo para as inscrições é 15 de abril. Mais informações no edital, em unisinos.br/lab – Programa Lab Empreendedor, pelo telefone (51) 3590-8665 ou pelo e-mail lab-empreendedor@unisinos.br.