Uma história de Solidariedade

Um comitê que nasceu com uma campanha de Natal, há cerca de cinco anos, segue engajado promovendo ações para ajudar no combate ao Covid-19

Crédito: Divulgação

Desde 2015, a Unisinos, no conjunto de suas atividades de Responsabilidade Social Universitária, apoia o Comitê Solidariedade, integrado por professores e funcionários de diversas áreas da Universidade. A iniciativa foi criada para promover ações festivas, como campanhas de Natal e Dia das Crianças, e atender ações emergenciais, como ajuda a enchentes e desabamentos.

Em 2020, quando o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o comitê precisou se reinventar e desenvolver uma campanha constante para ajudar quem mais precisa. Desde o início do período de isolamento social, o Comitê Solidariedade já entregou cestas básicas para mais de 210 famílias, e também doou alimentos como sucos, biscoitos e bolos atendendo pessoas do Albergue Municipal Bom Pastor, Casa de Acolhimento do Município de São Leopoldo e SOS Criança.

Além disso, outro foco de trabalho do grupo é fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais da área da saúde. Até o momento, 3.400 Protetores Faciais foram doados para as instituições de saúde pública, órgãos de segurança e entidades como casas geriátricas, para municípios da região metropolitana e demais localidades que solicitaram ajuda.

Crédito: Rodrigo W Blum

Para poder prestar contas de tudo que tem sido feito e movimentar as próximas ações conduzidas pelo grupo, o Comitê Solidariedade terá agora um site. Através dele, será possível acompanhar as diversas iniciativas que serão realizadas e ajudar quem mais precisa, já que o comitê que era interno à Universidade, a partir de agora, estará aberto para à comunidade em geral.

De acordo com o gerente de Ação Social da Unisinos, Nestor Pilz, o Comitê Solidariedade foi criado com o objetivo de promover e incentivar ações solidárias de assistência a comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O Comitê está focado em ações solidárias para situações emergenciais de calamidade, como a que estamos vivendo agora com o Covid-19. Nesse momento, com a pandemia do novo coronavírus, a mobilização solidária está em angariar recursos para ajudar a produzir equipamentos de segurança, que estão sendo entregues nas instituições de saúde da região e órgãos de segurança. Outra frente é a distribuição de cestas básicas para famílias carentes. Nossa motivação é fortalecer o papel de consciência de solidariedade em cada um e, juntos, somar esforços, para minimizar o momento difícil que estamos vivendo”, afirma.

Além das ações em combate ao Covid-19, o site terá espaço para divulgar outras ações de Responsabilidade Social Universitária – RSU e, assim que a situação se normalizar, será um local para dar visibilidade às campanhas sazonais e emergenciais conduzidas pelo comitê. Clique aqui, conheça o site do Comitê Solidariedade, ajude quem mais precisa e faça parte dessa história.