Reinauguração da Agência Sicredi Unisinos

Novo espaço oferece ambiente de coworking e um conceito de agência inovador e interativo

Crédito: Renan Costantin

Um lugar que une inovação e acolhimento. Assim é a Agência Sicredi Unisinos, que foi reinaugurada nessa quarta-feira, 26/8. O lançamento do espaço foi marcado por uma live que reuniu representantes da Universidade e da Cooperativa. O evento virtual foi transmitido, simultaneamente, pelos canais da Sicredi Pioneira RS no Youtube.com/sicredipioneirars e no facebook.com/sicredipioneirars.

Para o pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro, essa é uma parceria importante, já que o Sicredi é uma instituição financeira que tem uma atuação muito voltada para as comunidades locais. “Mesmo sendo uma grande instituição, ela é muito próxima e oferece soluções financeiras que atendem muito bem à nossa comunidade universitária. O lançamento desse novo conceito de agência cria um ambiente propício para fomentar ainda mais essas questões. Esse tipo de parceria é importante porque possibilita que a Unisinos ofereça opções de serviços financeiros à comunidade universitária”, afirmou.

A nova unidade representa uma proposta disruptiva da cooperativa de crédito, que se concentra na experiência do associado e no relacionamento com a comunidade. Sobre o conceito da agência, o diretor de Operações e Serviços, Cristiano Richter, enfatizou que a nova unidade do Sicredi traz a perspectiva de espaços de colaboração para promoção da inovação. “Temos as restrições da pandemia, atualmente, mas este projeto renova a relevância das interações e convivência presenciais de nossa comunidade universitária. Parabenizo o Sicredi pela iniciativa de ressignificar a sua agência no Campus de São Leopoldo”, destacou.

Crédito: Renan Costantin

Sobre a parceria entre e Unisinos e o Sicredi a diretora de Finanças e Gestão de Pessoas, Silvana Model, lembrou que os primeiros cursos de formação de líderes cooperativistas no sul do Brasil foram realizados pela Unisinos. “O impacto dessa parceria, que vem de longa data, será muito positivo. Esperamos que o Sicredi, atuando com seu foco de cooperativismo, fomente oportunidades de negócios e soluções financeiras tanto para a comunidade acadêmica, em especial o financiamento estudantil, quanto para a comunidade de São Leopoldo”, afirmou. Para a diretora, o financiamento estudantil é o principal objetivo da parceria e fortalece uma relação de longo prazo entre Unisinos e Sicredi. “Ela viabilizará que os alunos da Unisinos financiem seus estudos com taxas de juros extremamente atrativas. Para o Sicredi viabiliza o desenvolvimento de uma relação duradoura com seus clientes. Essa parceria Unisinos e Sicredi, através do financiamento estudantil, possibilita aos estudantes a realização do sonho de cursar e concluir o ensino superior”, enfatizou.

Crédito: Renan Costantin

Segundo o diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS, Eduardo Spier, essa entrega representa o objetivo em fortalecer os laços com a comunidade acadêmica e leopoldense. “Com layout diferenciado, mais que duplicamos o espaço habitual das agências Sicredi, não nos limitando ao padrão bancário. Oferecemos um local onde o associado encontra as soluções financeiras que precisa, porém com acessibilidade e inovação para sentir-se parte dele”, explicou Spier, ao falar sobre o conceito digital da agência, que prioriza a redução no uso de papéis e o caráter sustentável em favor do meio ambiente.

A nova agência da Sicredi Pioneira RS fica no Centro Comunitário da Unisinos, Campus São Leopoldo, na saída próxima à Biblioteca. O local já está aberto ao público em geral.

Um espaço para todos

No novo local, a agência está com sua estrutura interna remodelada e conta com um ambiente externo que propõe um novo conceito de relacionamento: o Espaço Juntos. A proposta é criar um ambiente compartilhado, simples, acolhedor, colaborativo, descomplicado, móvel, acessível, multiuso e comunitário. O Espaço Juntos não irá funcionar somente como um coworking, mas oportunizará realizar desde reuniões de trabalho ou um momento de descanso, até conversas mais formais e privativas com a equipe de colaboradores.

Crédito: Renan Costantin

O projeto retrata uma das principais bandeiras sociais da Sicredi Pioneira RS: a educação. Elaborado pelo arquiteto e professor da Escola Politécnica da Unisinos, Daniel Prujá, ele representa a forma que a cooperativa quer se relacionar com a comunidade. “O associado poderá se apropriar do espaço e explorar formas diferentes de estar junto, tanto dentro da agência Sicredi quanto nas suas imediações”, destacou Prujá.

São 430 metros quadrados com painéis interativos com protetor solar, que delimitam a parte interna e externa, sem a presença de porta giratória, e painéis retráteis, permitindo a amplitude e associação de espaços. Boa parte do mobiliário é estruturado em material de compensado naval, dentro de cubos abertos e móveis, apresentando rodinhas que facilitam seus deslocamentos. Por isso, o ambiente externo pode se tornar também um ambiente de estudo, viabilizando, inclusive, a montagem de um miniauditório ao ar livre, para realização de palestras ou workshops. O Espaço Juntos está aberto para toda comunidade acadêmica, associados e não associados.