Alunas do curso de Medicina se destacam em Congresso Nacional 

Andressa Goldman e Victória Duarte, foram premiadas na categoria Melhor Apresentação Oral de Tema Livre

Crédito: Divulgação

As estudantes do curso de Medicina, Andressa Goldman e Victória Duarte, foram premiadas com o primeiro lugar no 20° Congresso Nacional da Associação Nacional da Medicina no Trabalho – ANMT, na categoria Melhor Apresentação Oral de Tema Livre. A apresentação das estudantes foi sobre a incidência dos afastamentos por saúde mental entre 2018 e 2022 e possível impacto da pandemia Covid-19. Para isso, foi realizado uma análise através do DATASUS, sobre o número de afastamentos por ano, por sexo e por estado, sempre comparando o pré-covid com o período pandêmico. 

Andressa explica que o trabalho, após submetido, foi selecionado como um dos 10 melhores e receberam o convite à apresentação oral durante o congresso. “Apresentamos no dia 23 pela tarde e no dia 25 fomos premiadas em primeiro lugar como melhor apresentação oral de tema livre do congresso”. 

A estudante recorda que recebeu o convite do professor da Escola de Saúde, Fábio Dantas, para escreverem um trabalho juntos. “Escolhemos o tema sobre saúde mental do trabalhador, pois consideramos um tema relevante e queríamos analisar o impacto pandêmico no trabalho e no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. Convidamos o psiquiatra Félix Kessler para juntar-se a nós no desenvolvimento da pesquisa”, lembra Andressa. 

Fazer parte de um congresso nacional, segundo Andressa, é uma experiência enriquecedora. “Ficamos muito realizadas, tanto pessoal, quanto profissionalmente de sermos selecionadas para a apresentação oral. Em uma das falas do trabalho, agradecemos à comissão científica do Congresso por ter dado essa oportunidade a estudantes. Esse tipo de visibilidade nos proporcionou networking com profissionais de todo Brasil, além de ter sido uma experiência da qual saímos da nossa zona de conforto e nos desafiamos a concorrer a um prêmio com médicos referenciais do país”, declarou Andressa. 

A estudante do curso de Medicina finaliza dizendo que a Unisinos é uma instituição que promove e incentiva a participação em eventos científicos. “Com a colaboração do professor Fábio Dantas, conseguimos desenvolver um projeto de pesquisa interessante e com resultados promissores”. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar