Quer mudar de carreira? Confira cinco dicas para você realizar uma transição profissional

Crédito: Divulgação

Dentro do universo dinâmico do mercado de trabalho, fazer uma transição de carreira começa a ser uma atitude cada vez mais comum. Às vezes isso ocorre pela visão de uma nova oportunidade, em outras, para fortalecer alguma área em que se tenha mais deficiência, ou mesmo por insatisfação no nicho em que se atua.

Se você está pensando em seguir por outra carreira, é possível começar a planejar sua transição profissional, verificando detalhes que podem fazer uma diferença positiva na sua jornada. Aqui reunimos algumas dicas que podem servir de auxílio para quem quer trocar a área de atuação.

Crédito: Divulgação

Dicas para uma boa transição de carreira

Faça uma lista de tarefas que você realiza com facilidade

Pense em qual tipo de atividade as pessoas pedem a sua ajuda, ou quais assuntos você domina e gosta de compartilhar. Ao fazer esse exercício, poderá descobrir uma nova ocupação que tenha demanda e ofereça satisfação pessoal ao mesmo tempo.

Ajuda profissional

Se estamos frente a uma decisão que vai mudar nosso rumo profissional, é natural que peçamos conselhos aos amigos ou familiares. Mas o ideal é contar com a ajuda de profissionais que estão mais preparados para identificar o seu potencial e mostrar como ele poderá ser utilizado para atingir seu novo objetivo.

Áreas onde usar habilidades que você já possui

Nada impede de ir para um segmento totalmente diferente daquele que você já exerce hoje. Mas mesmo nas mudanças mais radicais, é possível tirar proveito de algum conhecimento adquirido anteriormente. Identificar as suas habilidades que podem ser usadas em uma nova carreira dará mais segurança às suas escolhas.

Faça uma nova rede de contatos

Considere o poder do networking e identifique profissionais que tenham valores semelhantes aos seus, mesmo que sejam de segmentos diferentes. Esses contatos podem abrir muitas portas para você. Seja proativo com essa rede para conhecer as rotinas e desafios que os profissionais enfrentam diariamente.

Comece um novo curso

Uma nova graduação pode ser um passo muito importante na transição de carreira. Portanto, avalie todas as possibilidades que um curso pode oferecer, bem como a oportunidade de escolher pela modalidade Presencial, Híbrida ou EAD. Cada uma dessas categorias tem suas características distintas e possivelmente você encontrará aquela que estará de acordo com a sua necessidade.

Então, se você está decidido a mergulhar em uma nova profissão, analise o mercado, junte todas as informações que envolvem aquilo que pretende fazer e acredite no seu potencial. Boa sorte na nova jornada, e que este caminho seja de puro sucesso.