Por uma biblioteca mais sustentável

A partir do segundo semestre, ecobags vão substituir as sacolas plásticas

Crédito: Juliana Borgmann

Pensando em promover ainda mais a sustentabilidade dentro da Unisinos, a Biblioteca irá substituir suas sacolas plásticas por ecobags a partir do segundo semestre deste ano. Essa medida vai evitar a produção desnecessária de resíduos e reforçar o compromisso da Universidade com o controle dos impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços.

“A Biblioteca considera essa ação uma forma de contribuir para um mundo mais sustentável e incentivar os seus usuários a, através de atitudes como essa, preservar o planeta para o futuro e as gerações do amanhã”, afirma a gerente da Biblioteca, Luciana Curra.

As ecobags serão comercializadas nos balcões dos acervos da Biblioteca, em São Leopoldo e Porto Alegre, a partir do começo do semestre, pelo valor de R$ 6,50 cada.

Troque livros por ecobags na Ação de Acolhida

A Ação de Acolhida ocorrerá no começo do segundo semestre, em agosto. Durante esses dias, você poderá trocar três livros por uma ecobag. Confira as condições para participar da iniciativa:

• a troca de três livros por uma sacolinha ocorrerá somente na semana de acolhida e condicionada a uma unidade por pessoa;
  • todas as pessoas com vínculo na Biblioteca (aluno, professor, funcionário) poderão fazer a troca;
  • a troca acontecerá na Biblioteca em Porto Alegre e em São Leopoldo (balcão do saguão do 2º andar);
  • não serão aceitos materiais como revistas, folhetos e gibis. Os livros serão avaliados pelos funcionários no saguão.

Para acabar com a poluição plástica

Em todo 05 de junho, a Organização das Nações Unidas lança uma campanha em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na data. Neste ano, o tema da mobilização é o combate à poluição plástica. A decisão da Biblioteca pelo uso de ecobags, portanto, também está alinhada aos objetivos globais de preservação de recursos. Legal, não é?

De acordo com informações do site da ONU, anualmente, 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, ameaçando as vidas marinha e humana e destruindo ecossistemas naturais. Tanto que, em 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, dizem as estimativas. Confira mais informações no infográfico da organização e saiba por que esse assunto é tão importante: