Aluna da Unisinos é vencedora do Prêmio Jovem Jornalista

Joyce Heurich foi premiada com matéria sobre o Jornal Já

A aluna Joyce Heurich, que cursa o 8º semestre do curso de Jornalismo na Unisinos, é a vencedora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog. A premiação ocorreu ontem, 20 de outubro, no Teatro Tuca, em São Paulo. A estudante recebeu a condecoração acompanhada da professora Luciana Kraemer, que orientou o trabalho.

Dentre os 91 projetos inscritos ao prêmio, cujo tema era Desafios da Liberdade de Expressão no Cenário dos Direitos Humanos: Retratos no Brasil de hoje, a pauta de Joyce foi uma das três selecionadas na primeira etapa do concurso. A estudante produziu um documentário de TV sobre o caso do jornal Já, de Porto Alegre. Em 2001, a publicação sofreu um processo por danos morais, em razão de uma reportagem que indicava um suposto desvio de dinheiro de Lindomar Rigotto, falecido irmão do ex-governador do Estado Germano Rigotto. A acusação partiu da mãe do político e fez com que o jornal parasse de circular e o proprietário, Elmar Bones, fosse condenado a pagar,a na época, uma multa de R$ 17 mil à família Rigotto.

“É uma sensação de dever cumprido, porque nós estávamos preocupados em contar essa história de forma que fizesse sentido para pessoas que são de fora do Rio Grande do Sul, em não colocar o Elmar como um herói, não apelar para uma dramaticidade além da conta e promover uma discussão séria. Queríamos provocar quem assiste a querer saber mais sobre o jornal ou sobre o que é definido por algumas organizações de defesa à liberdade de expressão como censura judicial. Cumprimos a missão! ”, destaca Joyce.

Para a produção do documentário, Joyce contou com a ajuda da TV Unisinos e do Curso de Realização Audiovisual (CRAV). A orientadora Luciana Kraemer destaca que um diferencial para o resultado do projeto foi a parceria com o núcleo de Comunicação da universidade.

“Esse prêmio é um reconhecimento para a aluna, mas premia também o engajamento da universidade como um todo, que fez com que o resultado final ficasse tão bom e digno do primeiro lugar”, comenta a professora. A matéria contou ainda com apoio financeiro da Instituição Vladimir Herzog e de um consultor indicado por eles.

“Acho que o documentário faz a sua pequena colaboração no sentido de evitar que novos casos como o do jornal Já se repitam, na medida em que as pessoas tomam conhecimento dessa história e são convocadas a refletir sobre o assunto. Isso permite que elas fiquem mais atentas e passem a considerar um tipo de censura não tão óbvio e direto – a judicial”, analisa a estudante.

No documentário intitulado “Três crimes e uma sentença”, Joyce conversou com o jornalista Elmar Bones, que em 2012 lançou o livro “O Caso do Jornal Já”, onde conta detalhes sobre a história da publicação, a reportagem sobre Lindomar Rigotto e o processo judicial. A professora Luciana auxiliou no contato, pois conhece o profissional e admira seu trabalho, tanto que o indicou para a reportagem premiada.

“A história do Elmar merece ser contada, pois gera uma indignação por parte de todos os profissionais do jornalismo. É uma história que tratamos em sala de aula e que tem grande impacto dentro do jornalismo. Todos os três trabalhos finalistas tinham muita qualidade, mas talvez essa parceria e apoio que tivemos dentro da Unisinos tenham feito a diferença para que a Joyce conseguisse o reconhecimento”, completa Luciana.

Além do primeiro lugar no Prêmio Jovem Jornalista, Joyce ganhou uma viagem de estudos para Berlim, com duração de uma semana e que deve ocorrer em abril de 2016. Ela destaca ainda que foi uma experiência única participar do prêmio e recomenda que os estudantes se inspirem e tentem também nas próximas edições.