Participe do Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Unisinos

Inscrições acontecem até o dia 31 de março

LORENZO PANASSOLO

O Núcleo Unisinos – Engenheiros sem Fronteiras (ESF) está com o processo seletivo aberto até o dia 31 de março. Caracterizada por ser uma Organização Não Governamental (ONG), a rede busca transformar a realidade da nossa sociedade por meio do trabalho voluntário.

“A grande importância é participar juntamente com os demais alunos de uma ONG internacional, onde podemos, durante a graduação, desenvolver projetos ligados à engenharia e colocá-los em prática nas comunidades”, afirmou o coordenador do Núcleo Unisinos, Maurício Mancio.

[  Engenheiros sem Fronteiras Crédito: Divulgação

O Engenheiros sem Fronteiras foi estruturado com base em quatro pilares fundamentais para desempenhar todos os processos: engenharia; educação; sustentabilidade e voluntariado. A partir disso, são executados projetos que procuram soluções para problemas decorrentes da pobreza extrema, gerando desenvolvimento e qualidade de vida.

Criado em 2014, o Núcleo Unisinos venceu o Prêmio Gestão e Inovação durante o Congresso Brasileiro Engenheiros Sem Fronteiras - 2014, em Minas Gerais. Em 2016, conquistou o terceiro lugar no mesmo congresso com o projeto "Aldeia Tekoá Pindó Mirim".

Ficou interessado em fazer a diferença junto com a ONG? Inscreva-se através do formulário e participe. Os selecionados serão destinados a projetos já existentes, conforme disponibilidade e empatia com a ação.

Conheça um dos projetos realizados

Centro Comunitário de Educação Infantil Talitha Kum

Localizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, o CCEI Thalita Kum é uma Organização Não Governamental – ONG sem fins lucrativos. A rede foi criada com a intenção de reduzir os riscos sociais e estruturais de parcelas populacionais menos favorecidas, através de aspectos socioeducativos, culturais e nutricionais. O Núcleo Unisinos auxiliou na renovação da área de recreação, dando mais oportunidades para as crianças que ficam no centro comunitário em diferentes turnos.

[  Engenheiros sem Fronteiras Centro Comunitário de Educação Infantil Thalita Kum Crédito: Divulgação

Projeto em andamento

Aldeia Tekoá Pindó Mirim

Localizada em Viamão, Rio Grande do Sul, a Aldeia Tekoá Pindó Mirim abriga famílias da tribo Guarani em terras doadas pelo governo. Sem recursos suficientes para a construção de casas de qualidade para as pessoas, o projeto da Núcleo Unisinos e da comunidade visa realizar uma biblioteca no estilo tradicional Guarani.

[  Engenheiros sem Fronteiras Aldeia Tekoá Pindó Mirim Crédito: Divulgação