Pacto Alegre lança Supera: plataforma de apoio aos pequenos negócios

Site tem conteúdos gratuitos para enfrentar a crise causada pela pandemia

PACTO ALEGRE

O Pacto Alegre uniu iniciativas de apoio aos negócios locais e criou o Supera: uma plataforma online com serviços gratuitos de apoio aos micro e pequenos empreendedores durante a pandemia do coronavírus para a retomada econômica de Porto Alegre. O portal pode ser acessado aqui. Entre os serviços estão cursos e oficinas, mentorias em gestão, plataforma para divulgação dos empreendedores, conteúdos como podcasts e programas online, e rede de assessoria empresarial. As soluções estão categorizadas em quatro grupos de ação: quero fazer negócios; quero me atualizar; quero ajuda; ferramentas para o empreendedor.

Crédito: Divulgação

De acordo com o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, a plataforma une as capacidades de várias entidades, mostrando mais uma vez como o Pacto Alegre atua conectando e facilitando a vida das pessoas para o melhor uso das poderosas forças que existem no ecossistema da capital. “O objetivo é fazer com que o esforço conjunto seja mais poderoso, reunindo o que as Universidades e entidades estão fazendo com a preocupação comum de apoiar e qualificar os negócios. Não só fazer com que sobrevivam a crise, mas que se qualifiquem e possam ser ainda melhores no pós pandemia. É um portal para que os empresários conheçam as possibilidades e tenham acesso a apoios e soluções ofertadas pelos vários setores do nosso ecossistema", sintetiza Luiz Carlos.

O coordenador do Projeto GIL: mentoria em gestão para pequenos negócios, Bruno Anicet Bittencourt se diz muito feliz em participar do Supera. “O GIL Pequenos Negócios surgiu justamente para auxiliar pequenos empreendedores a se reinventar e a superar as adversidades ocasionadas pela pandemia. Já havíamos percebido com a mobilização dos alunos e professores da universidade o quanto somos mais fortes, quando conectados. Sendo assim, entendemos que essa ação em rede, envolvendo outras universidades, organizações e governo, só vem a fortalecer o nosso ecossistema empreendedor e ajudar os pequenos negócios”, afirma.

O projeto é o resultado da integração dos esforços de Universidades, entidades e especialistas do setor para atender os micro e pequeno empreendedores. A realização é do Pacto Alegre, da Prefeitura de Porto Alegre, do Open Innovation Lab, STARTAIDEIA, Pocket, StartSe e Exohub Lia. O apoio é da UFRGS, PUCRS, Unisinos, Sindilojas Porto Alegre, SEBRAE, Sistema Fecomércio RS/ Sesc / Senac, IXL CENTER, Poa na Rua e do Grupo RBS.

Conheça as soluções que integram o Supera:

1.Quero fazer negócios

Sebrae: Rodada de Negócios entre Empresas; Sua Loja Sebrae

Apoia Local: plataforma para divulgação dos pequenos e médios empreendedores

2.Quero me atualizar

Sebrae: Palestras para Mpes; Artigos para Mpes; Cases de sucesso Mpes

PUCRS: Hub de conteúdo LABEX - PUCRS; Podcast conversa de fundamento; Sistema Universal de Finanças: a melhor forma de cuidar do seu dinheiro

Tecnopuc: Tecnopuc Talks

Sistema Fecomércio RS/ Sesc / Senac: Cursos de Guia de prevenção da Covid-19; Gestão de finanças empresariais; Gestão do tempo; Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos; Série de lives; Podcast Faz a conta com Patrícia Palermo.

Sindilojas Poa: Portal InspiraAção – todas as informações a respeito de nossos serviços e de como, nesse delicado momento, estamos AUXILIANDO, VALORIZANDO e COLABORANDO com os empresários varejistas.

3.Quero ajuda

Unisinos: Projeto GIL: mentoria em gestão para pequenos negócios

Sebrae: Atendimento Especializado; Scanner Sebrae, o Raio X do seu negócio

UFRGS / PUCRS e parceiros: SOS-PME – Rede de Assessoria Empresarial

IXL Center: Vencendo no Novo Normal

Sindilojas Poa: SindiVagas – No Sindivagas, você cadastra seu currículo gratuitamente e fica na vitrine no momento da retomada e fortalecimento do comércio e das atividades.

4.Ferramentas para o empreendedor

Zenit UFRGS: AcelerEA: Programa de Pré-aceleração de Negócios

Tecnopuc: Startup Garagem Online: Programa de Modelagem de Negócios

Sebrae: Ferramentas para a gestão de Mpes; Decretos, leis, normas e medidas de apoio governamental e de agentes financeiros

Sindilojas Poa: 12 Passos para Começar a Vender Online

Sobre o Pacto Alegre

O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum. Saiba mais no site do Pacto Alegre.