Negra Jaque lança álbum em parceria com alunos de Produção Fonográfica

Evento será realizado no dia 4/10, no Bar Agulha, em Porto Alegre

Crédito: Divulgação

Músicas que abordam temas como justiça social, cultura afro e empoderamento feminino no Brasil. Assim pode ser definido o novo álbum da rapper Negra Jaque, “Diário de Obá”, que será lançado no dia 04/10. Ele foi desenvolvido em parceria com alunos do curso de Produção Fonográfica da Unisinos e com a gravadora experimental da Universidade, a Sigmund Records.

A ideia de trabalhar com a artista surgiu depois de uma participação que ela fez em uma atividade de aula do curso. “Os alunos desenvolveram propostas musicais para o trabalho da Negra Jaque. Os resultados foram ótimos e decidimos lançar o disco. Nossa ideia foi muito bem recebida e começamos a produção imediatamente, ensaiando e criando para ela”, conta o coordenador do projeto, Charles Di Pinto.

O álbum começou a ser produzido no início do mês de maio. Foram cerca de quatro meses de trabalho, que totalizaram 80 horas em estúdio e resultaram em seis faixas musicais. No total, 10 alunos, sob a supervisão de cinco mentores, atuaram como produtores musicais e gestores de projeto, além de ajudarem com a atividade de comunicação e a realização de eventos.

De acordo com Charles, esse tipo de processo gera experiências valiosas, que preparam os jovens em formação para a realidade de trabalhar na indústria da música. “Os alunos desenvolveram todas as competências ligadas com produção musical e lançamento de projetos fonográficos. Foram eles, em parceria com a artista e nossos mentores do setor musical, que conceberam os caminhos musicais”, reitera.

Entre os alunos, estava Artur Waismann. Ele foi produtor da música “Diário de Obá”, faixa título do disco da Negra Jaque, que contou com a coprodução do músico Ben Gown e a participação de Ernesto Fagundes no Bombo Leguero. Para Artur, a experiência foi desafiadora. “Para além da mensagem que o conteúdo lírico já carrega, buscamos romper barreiras de estilos músicas, inserindo na construção da base da música elementos tradicionais da cultura platina e rio-grandense, tais como o bombo leguero e o acordeon”, explica.

Para Negra Jaque, que está na estrada desde 2007, ter a oportunidade de participar desse projeto representou uma mudança de paradigma. “Foram várias pessoas, muitas cabeças inteligentíssimas trabalhando na construção desse álbum e pegando aquilo que eu tenho de melhor enquanto artista, enquanto rapper e transformando nessas músicas. Essa parceria foi maravilhosa. Esse coletivo me trouxe um aprendizado enorme, porque eu tive mais vivência no estúdio e convivência com os alunos. Vi como eles enxergam a música, o rap, o respeito deles e a abertura para o diálogo. A gente construiu um material muito bonito”, comemora.

O lançamento do álbum “Diário de Obá” será no Bar Agulha, localizado na Rua Conselheiro Camargo, 300, bairro São Geraldo, em Porto Alegre. A casa abre as portas às 19h e o show está marcado para iniciar às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla.