O passo que faltava para você: cinco dicas na direção do sucesso profissional

IMPULSO

O sucesso profissional é um conceito muito subjetivo, enquanto para algumas pessoas trata-se de ser reconhecido no mercado, ter estabilidade financeira, viajar ou ter o próprio negócio, para outras, uma carreira bem sucedida envolve ter mais tempo para a família, trabalhar menos, adquirir conhecimento, etc.

Sucesso Profisisonal Crédito: Divulgação

Alguns caminhos simples, tomados no dia a dia, promovem grandes mudanças e instigam na busca de novas conquistas. Adotar algumas dessas atitudes talvez seja o elo que ligará você à carreira dos seus sonhos. Confira.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para qualquer momento da sua vida, e quando relacionado ao lado profissional, se autoconhecer é compreender qual é o seu foco, suas habilidades e valores. É também saber exatamente aquilo que gosta e o que não, entender as suas maiores dificuldades e buscar maneiras de fortalecê-las. Pode parecer clichê, mas o autoconhecimento possibilitará uma tomada de decisão mais assertiva.

Metas claras

O ponto de partida é saber onde se quer chegar, e é essa definição que dará todo o rumo à jornada. Liste tudo aquilo que deverá ser atingido em curto, médio e longo prazo, revise seus métodos com regularidade e corrija-os sempre que considerar necessário.

Um exercício interessante e que pode ajudar a ter clareza nos objetivos, é fazer um autoquestionamento com questões como “quais são meus interesses?”, “que tipo de posição eu quero ter?”, “ onde eu me vejo trabalhando?”, “quais são meus valores?”, “o que é importante no trabalho para mim?”. Trazendo à tona esses pontos, ficará mais fácil direcionar seus esforços para aquilo que deseja.

Montando uma estratégia

Uma estratégia bem definida pode ser uma grande aliada na prevenção de eventualidades. E mesmo que imprevistos ocorram, se você está focado naquilo que pretende construir, e já tiver explorado as diversas possibilidades em prol desse objetivo, mais fácil será de superar os obstáculos pelo caminho. Coloque no papel o planejamento da sua carreira para conseguir visualizá-lo com mais facilidade. Uma proposta definida desde o início fará toda a diferença na sua jornada.

Ativar os contatos

Fazer novos contatos, criar novas redes profissionais, ser curioso e criativo, são atitudes que possibilitam abrir muitas portas. Essas conexões favorecem uma carreira bem-sucedida, pois muitas vezes as oportunidades de trabalho funcionam melhor através de uma rede de recomendações, do que quando encontradas através de anúncios.

Mantenha-se sempre atualizado

Veja todas as possibilidades de cursos, especializações e capacitações. Cada novo conhecimento é uma maneira de crescer um pouco mais, seja aprimorando habilidades práticas ou enriquecendo conhecimentos. Qualifique-se em tudo que for possível relacionado à sua área de atuação, invista tempo para conhecer novas ferramentas, acompanhe as tendências e coloque em seu aprendizado novas técnicas.

Há várias possibilidades de atingir o êxito profissional que você poderá descobrir durante sua carreira, e o que irá reger todo esse caminho é a sua motivação. Adote uma postura aberta para aproveitar qualquer oportunidade que surgir: seja resiliente, pense em soluções e desenvolva novas capacidades. Isso permitirá aprender e crescer profissionalmente de forma mais rápida. Se sentir vontade de desistir, perceba onde realmente está, lembre-se de seus objetivos e veja o quão longe já chegou. É só um sinal de que poderá ir ainda mais além.