Nota de falecimento

Pe. José Odelso Schneider, S.J., foi professor e pesquisador da Unisinos por quase 50 anos

Crédito: Luana Trevisol – SESCOOPRS

Faleceu nesta segunda-feira, 21/12, o padre José Odelso Schneider, S.J., com 83 anos, sendo 62 deles de vida consagrada na Companhia de Jesus. Ao longo de quase cinco décadas de atuação na Unisinos, ele foi professor e pesquisador, tendo exercido diversos cargos e funções, sempre com grande dedicação e competência. O velório e o sepultamento foram restritos a membros da comunidade jesuíta.

Pe. Odelso teve sua história de vida ligada à da Unisinos. Desde 1970, quando foi contratado, atuou em sala de aula e contribuiu para a gestão da Universidade. Foi professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, coordenador do Grupo de Pesquisa “Trabalho – Cooperação e Solidariedade” desse PPG e foi editor da revista Economia Solidária e Ação Cooperativa – ESAC. Colaborava no Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Além disso, foi coordenador de diversas edições do curso de Especialização em Cooperativismo – CESCOOP e CEGECOOP (entre 1998 a 2012), coordenador do Instituto Multifuncional CEDOPE – Centro de Documentação e Pesquisa (1997-2001), coordenador da Série Cooperativismo da Revista Perspectiva Econômica (1978-2005) e da Série Cooperativismo de Cadernos CEDOPE (1997-2002). Integrou a comissão de elaboração do Projeto de implantação do Mestrado em Estudos Ibero-Americanos (1986). Entre tantos outros trabalhos que fazem parte do seu currículo.

Prêmios recebidos:

• Diploma de Honra ao Mérito, ao ensejo dos 20 anos da Unisinos (1989);
  • Prêmio de Reconhecimento pela Coordenação Pedagógica do Programa União Faz a Vida – Top Cidadania, concedido pelo Sicredi-RS (2001);
  • Medalha Santo Inácio de Loyola, da Unisinos, em 2017.

A comunidade jesuíta e a Unisinos lamentam o seu falecimento.