Integração e troca de saberes

Capacitação Docente aconteceu nessa sexta-feira, 3/8, no Campus São Leopoldo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Com o objetivo de criar um espaço colaborativo de aprendizagem e oportunizar momentos de integração entre os colegas, ocorreu, nessa sexta-feira, 3/8, a Capacitação Docente. A atividade foi composta por workshps que buscaram ampliar o repertório das práticas docentes, prospectando modos de organizar a sala de aula com foco no protagonismo estudantil.

“A vivência dessa capacitação desenvolve ferramentas e conhecimentos para o desenvolvimento de (novas) práticas docentes, mas especialmente cria espaços para o fortalecimento das relações entre colegas. É nessa vivência que é criada a possibilidade de aprender sobre quem somos enquanto Universidade Jesuíta e quem somos enquanto docentes da Unisinos”, destaca a professora no Núcleo de Formação Docente Cristiane Schnack.

A professora explica que a Capacitação Docente é organizada de modo que os professores possam estar juntos e empreender projetos colaborativamente. “São momentos em que aprendemos muito uns com os outros e aprendemos sobre ser universidade”, enfatiza.

Espaços de transformação

Na parte da manhã, os docentes foram divididos em três grupos e participaram de workshops com os seguintes temas: Acolhimento e Permanência; Curricularização da Extensão; Internacionalização da Universidade.

Cada assunto trouxe questionamentos que foram debatidos e trabalhados pelos grupos. Os ministrantes apresentaram o problema específico que deveria ser trabalhado em cada sala, sensibilizando os participantes da importância de um trabalho colaborativo e interdisciplinar.

O período da tarde reuniu todos os professores na Claraboia da Biblioteca, no Campus São Leopoldo. Na ocasião, aconteceu o compartilhamento de práticas pedagógicas inspiradoras e protótipos desenvolvidos durante os workshops.

A Capacitação Docente oferecida pela Unisinos acompanha sempre os movimentos da Instituição, reconfigurando-se enquanto proposta a partir dos momentos que a Universidade vive e dos tempos diferentes que caracterizam a docência.

Confira mais imagens do evento