Gestão 2018-2021

Padre Marcelo assume o comando da Universidade por mais quatro anos

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa quinta-feira, 4/1, aconteceu a Cerimônia de Posse da Reitoria, dos Diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e dos Decanos das Escolas da Unisinos. O evento iniciou às 19h, no Anfiteatro Padre Werner e contou com a presença de autoridades da região e do Estado. Padre Marcelo Fernandes de Aquino, atual reitor, foi reconduzido ao cargo por mais quatro anos, de 2018 até 2021.

O ano de 2018 marca uma nova etapa na gestão da Universidade, que permanece tendo como seu principal líder padre Marcelo. Junto dele, tomaram posse o vice-reitor, padre Pedro Gilberto Gomes, os pró-reitores, o chefe de gabinete, os diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e os decanos das Escolas Unisinos.

O reitor ingressou na Instituição em 1998, como professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Em 2001, tornou-se coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e, em 2002, iniciou na função de vice-reitor. Desde 2006, padre Marcelo é o responsável pela condução da Universidade. Em suas mãos, a Unisinos foi considerada a melhor universidade privada da região Sul do país, pela quarta vez consecutiva, segundo o MEC, concentrando mais de 70 cursos de Graduação, 7 Mestrados Profissionais, 19 Mestrados Acadêmicos e 18 Doutorados.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante o ato de posse, o diretor-presidente da Associação Antônio Vieira – ASAV, mantenedora da Unisinos, padre João Geraldo Kolling, empossou o reitor, padre Marcelo e o vice-reitor, padre Pedro. “Esse momento marca um projeto de continuidade. Os desafios são constantes, por isso é fundamental agradecer o trabalho e a dedicação de todos. A gestão 2018-2021 requer pessoas aptas para o diálogo com o que é novo e diferente”, afirmou padre João Geraldo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Provincial dos Jesuítas Brasil, padre João Renato Eidt, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo reitor nos últimos anos. “Essa solenidade marca mais um período importante na história da Unisinos. Padre Marcelo tem mostrado um conhecimento ímpar na condução da Universidade, que chegou onde está graças à competência, seriedade e audácia com que essa Obra vem sendo conduzida, com foco no tecnológico sem deixar de lado o humanismo”, enfatizou o provincial.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ao falar das perspectivas para o futuro, o reitor ressaltou os desafios que vêm pela frente. “A inauguração do quadriênio 2018-2021 nos descortina amplo cenário de oportunidades e de ameaças. Desafios que interpelam nossa ousadia e nossa prudência”. Padre Marcelo lançou ainda uma pergunta para o próximo quadriênio, que se refere à missão da Unisinos. “Como promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional em uma sociedade cada vez mais digital?”, questionou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor finalizou seu discurso falando da importância da cidade de São Leopoldo na história da Unisinos. “Nós nascemos e crescemos em São Leopoldo. Aqui, amadurecemos nossos valores. Nunca nos esqueceremos de ti, São Leopoldo, mesmo que estejamos entregando esses mesmos valores em Porto Alegre e em tantos outros lugares do nosso Brasil”.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ao final da cerimônia, os músicos da Orquestra Unisinos Anchieta subiram ao palco e realizaram uma breve apresentação para os convidados.

Desafios para o futuro

“O primeiro desafio para os próximos quatros anos é consolidar todo esse projeto político-pedagógico e sustentável, que está colocando a Unisinos entre as melhores universidades do país. O segundo desafio é que a Unisinos não perca a sua alma jesuíta, preocupada com a formação da pessoa humana. E o terceiro desafio é fazer com que a comunidade acadêmica se comprometa com os dois desafios anteriores”. Pe. Pedro Gilberto Gomes – Vice-Reitor

“Nesses próximos quatro anos, o desafio da Unisinos é seguir o rumo da excelência e do crescimento com sustentabilidade. Acredito que a Unisinos, com seus projetos estratégicos, como a expansão do Campus Porto Alegre, a Pesquisa e a Pós-Graduação consolidadas e a excelência da Graduação, tem como maior desafio manter o nível alcançado nos últimos anos e sempre buscando mais”. Alsones Balestrin – Pró-Reitor Acadêmico de Relações Internacionais

“O principal desafio como pró-reitor de administração é manter a estabilidade econômica, em função da crise do país, sem esquecer a retomada do crescimento, pensada em nosso planejamento estratégico para o próximo mandato”. Luiz Felipe Vallandro – Pró-Reitor de Administração

Conheça a equipe nomeada para a gestão 2018-2021

Reitoria

  • Reitor: Pe. Marcelo Fernandes de Aquino
  • Vice-Reitor: Pe. Pedro Gilberto Gomes
  • Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais: Alsones Balestrin
  • Pró-Reitor de Administração: Luiz Felipe Jostmeier Vallandro
  • Chefe de Gabinete: Carlos Alberto de Oliveira Cruz

Diretores

  • Unidade Acadêmica de Graduação: Gustavo Severo de Borba
  • Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação: Dorotea Frank Kersch
  • Unidade de Apoio de Administração de Infraestrutura e Serviços: Cristiano Richter
  • Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas: Silvana Cristina Model
  • Unidade de Apoio de Serviços Acadêmicos: Vinícius Costa de Souza

Decanos

  • Humanidades: Maura Corcini Lopes
  • Saúde: Denise Dumoncel Righetto Ziegler
  • Indústria Criativa: Comunicação, Design e Linguagens: Carlo Franzato
  • Direito: Miguel Tedesco Wedy
  • Gestão e Negócios: Claudia Cristina Bitencourt
  • Politécnica: Sandro José Rigo

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar