Estudantes da Unisinos se classificam para a final do Social Business Creation

Equipe ficou entre as cinco melhores do mundo e irá disputar a final, no Canadá, em 2021

Crédito: Divulgação

Uma equipe de seis alunas da Unisinos – sendo três do curso de graduação em Gestão para Inovação e Liderança (GIL), Corinne Albuquerque, Marcella Bertoluci e Rafaela Hess, e três do Programa de Pós-Graduação em Administração, Ana Luísa Facco, Laura Bollick e Márcia Silva – se classificou entre as cinco finalistas do Social Business Creation. O evento é um torneio internacional para o desenvolvimento de projetos e negócios com impacto socioambiental.

O grupo contou com a supervisão do professor Bruno Bittencourt, coordenador do GIL, e da decana da Escola de Gestão e Negócios, Cláudia Bitencourt. A equipe desenvolveu o projeto Missão Diversão, de estímulo à adoção tardia, e se destacou entre cerca de 160 iniciativas, do mundo inteiro, inscritas no torneio.

O resultado dessa disputa foi divulgado nessa segunda-feira, 7/9. “Como a Unisinos se classificou entre as cinco melhores do mundo, irá disputar a final no Canadá no início próximo ano, na cidade de Montreal”, explicou Bruno.

O professor destacou a importância do torneio para a formação acadêmica dos estudantes. “Esse evento, além de promover uma experiência internacional e de garantir uma formação com as principais referências em Inovação Social, como a HEC e o Instituto Yunus, promove uma nova consciência na forma de fazer negócios visando um impacto positivo social e ambiental”, enfatizou.

A decana da Escola de Gestão e Negócios falou do orgulho de ver a equipe se superando a cada etapa da competição. “É muito legal perceber o desenvolvimento na prática de competências coletivas, ver o amadurecimento das meninas e a motivação em criar algo que realmente possa fazer diferença na vida das pessoas, estimuladas por esse desafio proposto pela HEC Montreal e o Instituto Yunus. Foi surpreendente o engajamento delas desde o início, considerando ainda o ambiente virtual”, afirmou.

Cláudia reforçou ainda que para Escola de Gestão e Negócios é muito estimulante perceber a formação integral das alunas. “Elas estão buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social, nesse desafio de criar um negócio social. Estamos na torcida para que possam aproveitar essa experiência riquíssima e inesquecível”, finalizou.

Com a palavra as estudantes

“Ter a oportunidade de participar de uma competição internacional de uma universidade referência no tema me auxilia a abrir portas através de network em outra faculdade e usar a experiência como laboratório. Sempre sonhei em trabalhar com negócios sociais, porém nunca tinha tido a oportunidade de fazer um curso específico ou ter experiência prática na área. A SBC me abriu um novo caminho para seguir profissionalmente, auxiliar negócios sociais a se desenvolverem. Tal experiência me deixa segura para os próximos desafios da minha vida profissional. Tenho vontade de ter a oportunidade de passar todo o conhecimento que adquiri para os próximos times brasileiros que forem competir nas próximas edições e para os meus alunos.”

Laura Bollick, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração

“Acredito que a participação nesse evento irá abrir inúmeras portas para mim e minhas colegas no futuro, quem sabe até possibilitando a implementação do Missão Diversão em outros lugares do mundo. Além disso, essa jornada nos ofereceu uma bagagem enorme para podermos atuar no mercado com muita paixão, inovando para o social. Não consigo nem imaginar o impacto que o projeto poderá ter na nossa formação profissional com a nossa participação neste evento incrível. Sou muito grata à Unisinos por toda essa experiência e por ter sido tão importante na construção do meu propósito com o Missão.”

Marcella Bortoluci, graduanda do curso de Gestão para Inovação e Liderança