Em nome da solidariedade

Unisinos e Prefeitura Municipal de São Leopoldo são parceiras na Campanha do Agasalho 2016

Foto: Roberto Caloni

Na manhã desta quarta-feira, 15/6, o gerente de Ação Social da Unisinos e presidente do Comitê Solidariedade, Nestor Pilz, em companhia da também integrante do comitê Denise Souza, foi até o Banco do Agasalho da Prefeitura de São Leopoldo para conferir como as roupas doadas são armazenadas e distribuídas. A universidade é parceira do município na Campanha do Agasalho e conta com 14 pontos de coleta distribuídos em diversos setores da instituição.

“Ficamos felizes em contribuir. O inverno está sendo muito severo e o papel do comitê é promover a Responsabilidade Social Universitária e a formação cidadã e, desta forma, despertar a consciência da solidariedade”, explicou Nestor.

Segundo a primeira-dama, Tatiana Capovilla, a campanha só começou em junho porque o Banco do Agasalho ainda estava com reservas de roupas, que foram doadas na época das enchentes, em 2015, e ainda não haviam sido distribuídas. “Todas as doações são bem-vindas, mas a maior carência é de roupas infantis e masculinas” destacou.

Como funciona?

O Banco do Agasalho fica aberto o ano inteiro. Tudo que chega ao Banco e necessita ser lavado é encaminhado para a lavanderia. O espaço conta com uma sala de triagem das roupas que chegam, um estoque e uma loja, onde as pessoas podem procurar o que desejam, experimentar as roupas e levar para casa o que precisam.

Nesta época do ano, chegam, a cada semana, em média 1400 peças em condições de uso, atendendo cerca de 240 famílias. Por dia, são doadas mais ou menos 600 peças. Nesta terça-feira, 14/6, 545 peças foram distribuídas para 71 famílias.

Foto: Roberto Caloni

O entra e sai no Banco do Agasalho é grande. Dona Adriana Mueller passou por lá hoje para doar duas sacolas com roupas de inverno. “Todos os anos, faço doações para o Banco do Agasalho, mas essa é a primeira vez que entro para conhecer por dentro. Gosto de doar aqui porque sei que pelo menos vai para pessoas que realmente precisam”, declarou.

Dona Verônica Ferreira estava visitando o local pela segunda vez. “Vim pegar roupas para toda a família. Lá em casa, somos oito e tem duas crianças. É muito bom ter esse espaço para a gente buscar o que precisa”, afirmou. Outra beneficiada pelo Banco do Agasalho é Carina Oliveira, que passou pelo local para buscar roupas para os filhos. “Já tinha vindo aqui, mas era diferente, agora está mais organizado, mais fácil de encontrar as roupas. Hoje eu consegui encontrar um cobertor e uns casacos para mim e para um dos meus filhos”, contou.

O Banco do Agasalho funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Ginásio Municipal Celso Morbach. Para ter direito a receber as doações, é necessário que a pessoa se cadastre no Centro de Referência de Ação Social (CRAS).

Curiosidades

Além das roupas para doação, o espaço também conta com vestimentas para empréstimo. Isso mesmo, no Banco de Agasalho há vestidos de noiva e ternos para o noivo. Assim, quem deseja casar e não tem como alugar o traje em uma loja convencional pode recorrer ao Banco.

Outra atividade interessante é que, para este ano, estão previstas oficinas de customização. Um grupo do Sesc pretende se engajar ao Banco de Agasalhos para transformar retalhos, que foram recebidos em doação, em cobertas. Outra proposta é reformar roupas que chegam sem condições de uso, já que muitas peças doadas precisam ser costuradas antes de serem entregues à comunidade.

Quem quiser saber mais sobre como doar e como se beneficiar das doações pode acessar a página do Facebook do Banco do Agasalho da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

Na Unisinos

Se você estuda no campus São Leopoldo e quer ajudar, fique atento aos pontos de coleta:

– Postos de Atendimento de todos os Setores

– Complexo de Desporto e Lazer – CDL

– Instituto Humanitas Unisinos – IHU

– Ambulatório

– Atendimento Unisinos

– DCE

– Tecnosinos

– Unidade Acadêmica de Graduação

– Unidade Acadêmica de Pós-graduação

Atenção

A ação dos cursos de inverno da Unisinos também estará recolhendo roupas, junto com a distribuição de chocolate quente. Para saber os horários e locais, clique aqui.

{loadposition flickr_id25715}