Dell Product Design Program está com inscrições abertas

O Programa é resultado de uma parceria entre Unisinos e Dell

MATHEUS N. VARGAS

Em parceria com a Dell, a Unisinos está selecionando bolsistas para a 2ª turma da capacitação em Design de Produtos Digitais centrado no usuário, para atender uma área do mercado com procura de profissionais que dominem a convergência entre o design e a TI. O Dell Product Design Program (DPDP) tem como objetivo a qualificação para a execução de funções da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

[Novo Café Crédito: Divulgação

Para o coordenador do Programa na Unisinos, Filipe Campelo, a Universidade está construindo uma aproximação com uma multinacional expressiva na área de tecnologia e informação. “Com o crescimento da importância de produtos digitais que envolvem softwares, aplicativos, relações com redes e assim por diante, houve uma grande demanda por determinadas habilidades que estavam dispersas em várias formações. Por esse motivo, a Dell nos procurou para montar esse programa com uma formação especifica, que atende não só as necessidades da Dell, mas preenche uma lacuna existente no mercado para esse tipo de profissional”.

O coordenador do Programa na Dell, Marcos Nähr destaca que essa parceria é extremamente importante e possibilita ao estudante um aprofundamento dos conhecimentos e das competências disciplinares em uma nova esfera de aprendizagem. “Para a Dell, o valor está em aproximar a realidade da empresa do universo acadêmico buscando novas ideias e perspectivas para o trabalho desenvolvido por nossos profissionais”, completa.

O Programa é direcionado para as áreas de Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Design, Design de Produto, Comunicação Digital, Engenharia da Computação e Publicidade e Propaganda. É uma formação pensada para o profissional interessado em focar sua carreira e atuação para área de design de produtos para a tecnologia da informação.

“O grande diferencial do profissional formado no Programa, é o fato de ele ter uma formação atualizada e sintonizada com o que o mercado quer. Não à toa que Dell se interessou pela construção de um programa que abastecesse suas necessidades e é um direcionamento de várias empresas da área de tecnologia”, explica Filipe.

De acordo com Marcos, o Design é uma área que está crescendo muito no mundo todo e na Dell não é diferente. “Precisamos nos preparar para uma demanda considerável por profissionais desta área nos próximos anos. Além disto, a Unisinos possui um histórico consolidado nesta área com cursos de graduação, mestrado e doutorado que trabalham com questões de cultura, tecnologia, inovação e criatividade”, afirma.

Dell Product Design Program tem a intenção de suprir essa demanda do mercado e permitir ao profissional o completo percurso formativo com uma capacitação técnico-científica específica. A parceria visa formar profissionais multidisciplinares, que possuam competências distintas, versáteis e, ao mesmo tempo, complementares às equipes de desenvolvedores de produto e programação presentes em empresas de tecnologias de informação. O Programa acontece em duas etapas.

  • Na Unisinos, a capacitação teórica e prática em pesquisa e no desenvolvimento de projetos de produtos digitais.
  • Na Dell, a imersão prática em equipes de projeto para atuar em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em TIC.

Para a estudante de Comunicação Digital e aluna da primeira turma do Programa, Juliana Jardim, a Dell, através do DPDP, move-se em prol de uma necessidade que está batendo à porta do mercado de trabalho global, a busca por profissionais que ajudam a tornar as interfaces mais amigáveis, as interações mais fluidas e as aplicações mais acessíveis para todos. “O curso de formação integrado a bolsa foi muito importante para a minha trajetória profissional, pois é uma oportunidade ímpar de aprender na prática em uma organização que é referência no ramo da tecnologia. A qualidade dos professores selecionados é notável e os conteúdos são totalmente aplicáveis a realidade das empresas de produtos digitais atualmente. Sem dúvida, é uma experiência que vale a pena. Eu sinto que evoluí bastante em pouco tempo, pois o programa tem um caráter intensivo e com certeza vai me levar ainda mais longe”, afirma Juliana.

O estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Renan Freitas, também fala sobre a experiência no Programa. “A importância do conhecimento obtido no programa foi aprender na prática como se desenvolve projetos de design de produtos digitais em uma grande corporação e com um objeto de estudo real”.

A intenção é formar profissionais capacitados em design de produtos digitais habilitados para atuação dentro da organização Dell. O programa tem duração de 5 meses na Unisinos e na sequência o aluno passa para um período de prática na Dell. Ao todo, serão dois anos de programa, onde o aluno receberá o valor da bolsa para participar. As aulas iniciam em abril. Ficou interessado? Confira o edital neste link e inscreva-se aqui até 12/3, é preciso efetuar login na página. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail programadelldp@unisinos.br .