Cursos Lato Senso: saiba como serão as atividades presenciais neste semestre

RHAVINE FALCÃO

Os cursos Lato Senso estão com inscrições abertas e a Universidade já se prepara para receber os alunos para as atividades presenciais no semestre 2021/1. Seguindo todos os protocolos de segurança e cuidados que o contexto exige, os estudantes poderão frequentar a sala de aula no campus, utilizar a infraestrutura da Unisinos - espaço físico e wifi para acompanhar as aulas virtuais -, ou permanecer no remoto em suas casas.

[Aliança para inovação Porto Alegre Crédito: Rodrigo W. Blum

Para os alunos que optarem pela modalidade presencial, alguns encontros serão no campus. A coordenadora de Lato Senso, Luciana Maines, conta que essas atividades serão facultativas. “Os coordenadores, em conjunto com os professores, irão organizar as turmas, considerando o limite de ocupação da sala. Mas a qualquer momento o aluno poderá não ir ao campus e assistir a aula de forma remota”, explica.

A diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, afirma que a Unisinos está preparada para atender os diferentes perfis e necessidades dos alunos. “As aulas serão transmitidas simultaneamente para que aqueles que quiserem assistir de casa possam fazê-lo. Também deixaremos o material disponível na nossa plataforma, para o aluno que teve algum problema e não pôde assistir, poder fazê-lo no momento em que estiver disponível ou sua conexão voltar”, completa.

Como funcionarão essas aulas no campus?

As aulas iniciam o semestre de forma híbrida, com encontros presenciais e remotos. “Isso significa que, por exemplo, para os cursos com aulas quinzenais, em uma quinzena as aulas ocorrerão de forma simultânea (presencial e remota) e na outra quinzena, somente remota”, explica Luciana.

Para os cursos com aulas semanais, a dinâmica será a mesma. “Ao longo de um mês, poderão ser duas semanas de forma virtual e duas semanas de forma simultânea (presencial e remota)”, completa a coordenadora.

Com o passar do tempo, todas as aulas devem migrar para a forma simultânea.

E como serão as aulas para quem escolher a modalidade híbrida?

Os cursos de pós-graduação na modalidade híbrida foram planejados para terem vivências presenciais uma vez por mês, aos sábados e domingos. Esses encontros presenciais seguirão a lógica da sala de aula simultânea, que foi testada e planejada, também, para a modalidade presencial. Juliana Wolfarth, responsável pelo lato senso EAD e Híbrido, explica que o aluno poderá avaliar, dadas as condições pessoais e familiares, se irá até o campus ou se assistirá as aulas de forma remota, sem prejuízos no processo de aprendizagem.

“No entanto, os coordenadores dos cursos estão avaliando a ocorrência de cada uma dessas atividades, podendo algumas delas acontecer de forma simultânea, algumas de forma remota, e algumas de forma mista (um dia presencial/simultâneo e um dia remota). Para essas decisões, estão sendo consideradas as características de cada disciplina, além dos diversos aspectos do plano de contingência da Universidade, como por exemplo, o fato do professor ser do grupo de risco”, afirma.

Segurança e cuidados no campus

A Unisinos está preparada para receber seus alunos. Uma série de iniciativas está sendo desenvolvida. Confira.

• Todos os professores passaram por um processo de capacitação para a condução das aulas no novo modelo de sala de aula;
  • Todos os protocolos de segurança para combate à pandemia serão implementados nas salas de aula (distanciamento entre todos os participantes, portas e janelas permanecerão abertas, uso de máscara será obrigatório, entre outros);
  • As salas de aula foram equipadas com microfones, câmeras e alto-falantes para proporcionar a interação da turma, estejam os alunos no campus ou em suas casas.
[Aliança para inovação Porto Alegre Crédito: Rodrigo W. Blum

“Ao longo de 2020, a universidade investiu muito em tecnologia e, acima de tudo, na capacitação de seus professores. Seguiremos todos os protocolos estabelecidos no nosso plano de contingência e receberemos nossos alunos com muita alegria e segurança em qualquer um dos campi”, afirma Dorotea.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os alunos também podem conferir todas as informações dos protocolos do Plano de Contingência COVID-19 da Unisinos aqui. Com o retorno ao campus sendo facultativo, se preferir, o aluno poderá optar em permanecer no ambiente totalmente remoto. É importante destacar que as atividades presenciais da Unisinos estão condicionadas às orientações de órgãos de governo e de saúde, responsáveis pelas determinações a serem seguidas pelos diversos setores da sociedade durante o período de pandemia.

Dorotea ressalta que as aulas irão voltar, em primeiro lugar, com muita segurança, com as vidas dos alunos e professores sendo colocadas em primeiro plano. “Nesse momento, é importante a conscientização e bom senso de todos, para que, além de cumprirem os protocolos de segurança, não compareçam ao campus após contato com casos positivos ou em caso de sintomas da Covid-19”, completa Juliana.

Inscrições abertas

Agora que você já sabe que a Universidade está preparada para que o aluno tenha excelência na sua formação com toda segurança que o momento exige, conheça os cursos ofertados e inscreva-se em unisinos.br/pos.

As atividades presenciais estão condicionadas ao contexto externo de regime de bandeiras, estabelecido pelos órgãos responsáveis. O Plano de Contingência Covid-19 Unisinos está em constante revisão, podendo sofrer modificações conforme o cenário exigir. A Universidade seguirá acompanhando e informando a comunidade acadêmica acerca das medidas referentes ao enfrentamento da Covid-19 pelo site unisinos.br/coronavirus.