Unisinos recebe doação de duas peças missioneiras

Castiçal de Banqueta e Imagem de São Pedro Apóstolo ficarão expostas no Campus Porto Alegre até o dia 30/03

Crédito: Divulgação

A Unisinos recebeu a doação de duas peças missioneiras, na manhã da quarta-feira, 14/03, no Campus Porto Alegre. O Castiçal de Banqueta e a Imagem de São Pedro Apóstolo foram cedidos pelo escritor, professor e coordenador-geral do DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, Luiz Antônio de Assis Brasil. Elas serão parte da Exposição Arte Jesuítico Guarani e ficarão no local até o dia 30/03.

No ato de entrega, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, firmou o termo de doação juntamente com o doador, e ainda contou com as presenças do diretor do Colégio Anchieta, Pe. Jorge Knapp; do superior dos Jesuítas em São Leopoldo e coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos – CCIAS, Pe. Antônio Tabosa; do especialista em Arte Missioneira e pesquisador da PUCRS, Edison Hüttner; do coordenador do Instituto Anchietano de Pesquisas e do Memorial Jesuíta da Unisinos, Pe. Felipe de Assunção Soriano; e do chefe de gabinete da Unisinos, Tiago Ricciardi Lopes.

Crédito: Divulgação

Pe. Sérgio falou da importância da história jesuíta e do ensino nas escolas. A necessidade da preservação da memória, da promoção da arte e da cultura, para que faça as pessoas melhores. “Para além dessas duas peças, nós temos tudo que elas significam, todo o envolvimento dos jesuítas.”

O doador das peças, Luiz Antônio, falou sobre o significado do momento. “Eu aprendi que tudo que tenho dessa formação cultural devo aos jesuítas. E me permito alçar voos intelectuais, que sem essa formação, não conseguiria”, relatou. Edison também pontuou a importância. “Basta nós celebrarmos a beleza dessas peças e deixarmos falarem por si. É essa tradição jesuíta que forma identidade e personalidade.”

Crédito: Divulgação

Pe. Felipe destacou a importância dessas obras como um tributo à memória das reduções. “Para os missionários, as artes manuais, a estatuária, os ervais, a música e arquitetura eram sinais do sucesso do trabalho evangelizador, pois a liberdade dos indígenas dependia de sua inserção qualificada na sociedade.”

O Castiçal de Banqueta e a Imagem de São Pedro Apóstolo ficarão expostos no Campus Porto Alegre até o dia 30/03. Após isso, eles vão ser transferidos para o Espaço Memória Sacra, no Campus São Leopoldo.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar