Coordenadora do IV Copene Sul visita a Unisinos

Na ocasião, a pesquisadora foi recebida pelo reitor, no Campus São Leopoldo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na tarde dessa sexta-feira, 22/2, a pesquisadora Giane Vargas Escobar, coordenadora do IV Copene Sul, visitou a Unisinos. Na ocasião, a professora foi recebida pelo reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, em seu gabinete, no Campus São Leopoldo. Também participaram do encontro a secretária executiva da Coordenação de Ações Afirmativas ligada à Reitoria da Unipampa, Elenara Oliveira Lami e a estudante de Produção e Política Cultural da Unipampa, que participa da Comissão Financeira de Captação de Recursos e Editais, Érika Souza. Representando a Unisinos, estiveram presentes na reunião, a coordenadora do Neabi, Adevanir Pinheiro, a coordenadora Pedagógica do Neabi, Elisabeth Natel e a assistente social do Neabi, Sueli da Silva.

A visita teve como objetivo reforçar a importância da participação dos Neabis no evento. “Iniciamos a construção do Copene Sul aqui na Unisinos. Pensando na parceria e força do Neabi da Unisinos, que em termos de Neabi é um espelho, o objetivo do nosso encontro de hoje com o reitor, foi fortalecer o apoio que já temos da Universidade e o resultado foi muito positivo”, afirmou a coordenadora do IV Copene Sul, Giane Vargas Escobar. A pesquisadora enfatizou ainda a importância da presença dos alunos no evento, como protagonistas de seus estudos.

Sobre da parceria entre a Universidade e o Copene Sul, a coordenadora do Neabi da Unisinos, Adevanir Pinheiro, destacou a importância de somar forças nesse momento. “Essa parceria nos dá um fortalecimento e um reconhecimento. Estamos somando forças para realizar um ótimo evento, junto com a coordenação do Copene”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Copene Sul, é um Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul, que tem entre seus objetivos, congregar os pesquisadores que trabalham com temas de interesse direto das populações negras, e promover conferências, reuniões, cursos e debates sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil.

O IV Copene Sul já tem data para acontecer. Será entre os dias 16 e 19 de julho de 2019, na cidade de Jaguarão, e terá como tema – Ancestralidades, Conquistas e Resistências em Tempo de Intolerância. Um dia antes do evento, acontecerá o Consórcio Nacional de Neabis.