Professor da Unisinos desenvolve pesquisa sobre concretos de ultra alto desempenho

Estudo feito pelo pesquisador Roberto Christ cria um material mais resistente e durável do que o concreto convencional

Crédito: Divulgação

Uma pesquisa desenvolvida pelo professor da Escola Politécnica da Unisinos, Roberto Christ, cria uma dosagem, como uma “receita”, para ultra-high performance concrete ou concretos de ultra alto desempenho. Esse processo otimiza a geometria de estruturas e em ambientes extremamente agressivos, como marinho, de gelo e degelo e com potencial de contaminação química, criando um material com muito mais durabilidade.

“Desenvolvi a pesquisa durante o período do meu doutorado na Universidade. Inclusive, fui o primeiro doutor em Engenharia Civil formado pela Unisinos”, lembra o professor. O estudo, publicado em 2019, começou a ser produzido por Roberto entre 2016 e 2017.

Crédito: Divulgação

Segundo o professor, uma das grandes vantagens desse concreto em relação ao concreto convencional, é que ele apresenta uma elevada resistência mecânica em propriedades mecânicas, não só a resistência à compressão, como a resistência à tração módulo de elasticidade. O material também apresenta uma durabilidade maior frente aos agentes agressivos disponíveis atualmente, como as estruturas de concreto armado.

Ele explica que, na prática, a partir de quatro etapas do método. Primeiro a escolha dos materiais, feita seguindo alguns critérios. A segunda etapa é a determinação dos constituintes dentre todos os  da porcentagem de cada constituinte na mistura. Na terceira etapa é determinado o teor de fibra máximo a ser incorporado no traço e a quarta é o diagrama de dosagem do traço.

Crédito: Divulgação

Quando o estudo foi publicado, em 2019, o professor decidiu batizá-lo de “Método Unisinos”. Geralmente, de acordo com Roberto, os pesquisadores colocam como nome o sobrenome de quem pesquisou. “Eu decidi nomear assim porque meu objetivo é disseminar o conhecimento e, assim, fica mais simples.”

O professor pontua que a pesquisa já está beneficiando o mercado e também a Universidade, dando visibilidade ao método. “Tenho participado de consultoria com empresas. Sem contar que esse método pode ser usado por qualquer setor, mas beneficia diretamente o setor da engenharia de materiais, por exemplo.”