Cooperativa Mundo Mais Limpo amplia sua produção de sabão e reduz o preço para tornar o produto acessível

A iniciativa ainda permitiu a ampliação do quadro de cooperadas durante o período

MICHELLI MACHADO

A pandemia tem trazido muitas consequências negativas a diversos setores do país, mas também tem impulsionado a solidariedade. Um exemplo positivo tem sido mostrado pela Cooperativa Mundo Mais Limpo, que faz parte do Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários – Tecnosociais Unisinos.

A iniciativa, que funciona como incubadora de empreendimentos econômicos solidários de geração de trabalho e renda, durante o período de isolamento social que estamos vivendo, seguiu trabalhando. O grupo que produzia 600 barras de sabão por mês, ampliou sua produção para mais de 8 mil. Esse aumento na produção trouxe a necessidade de ter mais duas cooperadas no time e teve consequências positivas para o meio ambiente também, já que com o aumento na produção, mil litros de óleo de cozinha são reutilizados por semana, evitando que cheguem ao solo e aos rios da região. “Nesse momento de dificuldade, foi significativo para nós saber que o sabão é uma coisa importante para combater o vírus. Sabe que estamos ajudando a cuidar da saúde das pessoas e do meio ambiente”, afirma a presidente da cooperativa Regina Aparecida Lima da Silva.

O preço do sabão vendido pela cooperativa também caiu, o que tornou o produto acessível a mais pessoas. No entanto, o lucro das trabalhadoras aumentou, devido ao grande volume de vendas. “Tanta gente perdendo o emprego e nós estamos nos mantendo, aumentando a equipe de trabalhadoras e triplicando nossa renda”, destaca Regina. Para falar do momento em que vivemos, as participantes do projeto produziram um vídeo, coletivamente, onde contam essa história empreendedorismo, persistência e exemplo bem-sucedido de economia solidária. Confira o vídeo:

'

O projeto, que já existe há 10 anos, conta com um site em que você pode fazer compras online. Acesse Mundo Mais Limpo, conheça como o projeto funciona, saiba onde ficam os pontos de coleta de óleo, veja todos os produtos oferecidos pela cooperativa e confira a loja virtual e os locais físicos onde você pode comprar esses artigos.