Baile de Debutantes do tamanho que elas merecem

Com parceria do curso de Moda, o sonho virou realidade para 15 meninas do Morro da Cruz

Crédito: Rodrigo W. Blum

Muitas meninas sonham em comemorar os 15 anos com um Baile de Debutantes. Esse sonho será possível para algumas jovens do Morro da Cruz de Porto Alegre graças a uma parceria dos idealizadores do Projeto Sonho de Cristal com o curso de Moda da Unisinos.

A professora do curso, Luciana Soares, destaca a missão da Unisinos. “Com estas iniciativas é possível nos aproximarmos da formação integral da pessoa humana. Com o projeto, os alunos têm a possibilidade de colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade e atuar solidariamente no desenvolvimento de nossa sociedade”, ressalta.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Sonho de Cristal é realizado desde 2014 pela Escola Araújo Viana, do Bairro São José. A ideia surgiu depois que os alunos tiveram que escrever uma redação sobre um sonho que tinham. Umas das alunas contou sobre o desejo de ter uma festa de 15 anos. Ainda sem nome, o projeto nascia com uma festa simples, organizada pelo Colégio. No ano seguinte, a publicitária Nicole Leyser, junto com a colega Ingrid, resolveram, através de um trabalho da faculdade, aplicar publicidade no projeto. E de lá pra cá, o sonho só cresce.

Crédito: Rodrigo W. Blum

”A gente criou a identidade visual, o nome Sonho de Cristal, fomos atrás de parceiros de Porto Alegre para criar uma festa totalmente voluntária. Quando o projeto da faculdade acabou, tínhamos feito muito mais do que o necessário e resolvemos continuar por amor ao projeto. Nesse tempo, já foram mais de 60 meninas beneficiadas pelo Sonho de Cristal”, conta Nicole Leyser.

Ana Carolina Pereira, 15 anos, aluna do 6º ano e uma das beneficiadas, destaca a oportunidade de participar do Projeto como um momento único, um sonho sendo realizado. “Um momento marcante. É uma oportunidade legal, debutar sempre foi um sonho”, completa. Para Brenda Gabriela de Souza, 15 anos, aluna do 8º ano, é uma alegria viver esse momento. “Debutar é um sonho e nunca imaginava que ia conseguir. Para mim é muito emocionante participar do Sonho de Cristal”.

Nesse ano, para tornar mais uma vez o sonho de 15 meninas em realidade, o curso de Moda lançou uma campanha de doação. Foram arrecadados muitos vestidos, as debutantes fizeram suas escolhas e os alunos começaram o trabalho de transformação das roupas. “Eu sempre quis andar com aqueles vestidos de princesa, sempre achei lindo. É muito lindo, é um sonho”, afirma, Yasmin de Oliveira, 15 anos, aluna do 8º ano.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A egressa e laboratorista do curso de Moda, Natálya Figueiredo, fala sobre a importância de participar do projeto. “Muito além do profissional que a gente ganha, também ganhamos no pessoal conhecendo pessoas incríveis, como a Nicole que idealizou o projeto e como as meninas que trazem o sonho delas para a gente realizar. Então, tem uma motivação pessoal muito grande, além do que a gente acaba aprendendo no profissional”, afirma.

Além dos vestidos para o Baile de Debutantes, as meninas receberam uma consultoria de imagem. Luciana explica que a ideia é proporcionar uma experiência mais abrangente para as jovens. Por isso, na tarde da última segunda-feira, 19/11, foi preparado um encontro com uma série de atividades no Campus Unisinos Porto Alegre.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na ocasião, além dos cuidados para o Baile, as meninas aprenderam a criar currículos e ganharam as fotos que foram feitas voluntariamente pelo fotógrafo Raul Krebs. Para Brenda, o projeto está fazendo muita diferença. “Várias amigas já fizeram o projeto e eu sempre disse que um dia iria participar. Está sendo muito legal, a gente aprende várias coisas”, completa Yasmin.

Crédito: Rodrigo W. Blum

E o resultado final de todo esse trabalho será visto na noite do dia 27/11, durante o Baile de Debutantes que acontece no Dado Bier.