Ana Amélia Lemos visita a Unisinos

Alunas do Direito entregam à senadora um parecer elaborado em aula

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na tarde de sexta-feira, 22 de junho, a senadora Ana Amélia Lemos visitou a Unisinos São Leopoldo. A senadora foi recepcionada pelo reitor da Universidade, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e pelo vice-reitor, padre Pedro Gilberto Gomes. Também participaram do encontro os professores da Escola de Direito Miguel Wedy, Leonel Rocha e Fernanda Bragato, além das estudantes de graduação Carolina Motta e Luiza Heinmam.

Na ocasião, a senadora recebeu um parecer de inconstitucionalidade para ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Intitulado Análise da compatibilidade do Projeto de Lei do Senado 352/2017 em relação às normas internacionais de Direitos Humanos e à Constituição Brasileira, o documento discorre sobre a vulgarmente conhecida “lei do abate”, que autoriza agentes públicos a atirar em suspeitos que estejam portando arma de fogo de uso restrito. O estudo foi desenvolvido em aula e entregue pelas estudantes em nome da turma.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A professora Fernanda Bragato, que ministrou a Atividade Acadêmica durante a qual a análise foi elaborada, falou sobre a importância desse momento para a turma: “Esta é uma oportunidade que os alunos têm de visualizar na prática a repercussão e o impacto do seu trabalho. O parecer que entregamos hoje é uma interface; reúne a aplicação de conhecimentos em direitos humanos e um interesse social, e mostra o quão relevante é a ação dos estudantes”.

Na visita, também foi pauta o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no país. A senadora mencionou a Aliança para Inovação de Porto Alegre, um acordo entre as universidades Unisinos, UFRGS e PUCRS para transformar a capital em um polo gerador de empreendimentos de base tecnológica e startups. “Quando se juntam três universidades de referência, isso é bom para o estado. E quanto mais a comunidade se apodera desse ativo, maior é a chance de sucesso”, afirmou Ana Amélia.