Aliança para Inovação lança MBA

Curso em Ecossistemas de Inovação é fruto da articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos

RHAVINE FALCÃO

A Aliança para Inovação, formada pela articulação das três maiores universidades gaúchas, UFRGS, PUCRS e Unisinos, lança MBA em Ecossistemas de Inovação. O curso, que está com inscrições abertas, aborda os espaços que unem a infraestrutura aos arranjos institucionais e culturais, atraindo empreendedores e recursos, constituindo organizações que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento.

“A Aliança para Inovação está promovendo um curso de gestão de ambientes e ecossistemas de inovação. Sua constituição baseia-se em um currículo arrojado, no qual a imersão e a experimentação nos ambientes de inovação são componentes fundamentais. Trata-se de um curso que oferece os conteúdos necessários para a formação de profissionais que sejam capazes de liderar o processo de inovação em organizações públicas, privadas, no terceiro setor e que, principalmente, tenham uma visão global da relevância da inovação na geração de riqueza e na estratégia de negócios”, secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e curador do curso pela UFRGS, Luís Lamb.

O MBA oferece uma visão global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, influenciando no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. O curso trabalhará a construção e o gerenciamento de um ecossistema de inovação. O aluno poderá interagir estrategicamente e identificando parceiros para o desenvolvimento de projetos conjuntos, formando um ambiente de aprendizagem e inovação.

Ao longo do curso, serão explorados diversos ecossistemas de inovação e os meios para seu acesso e desenvolvimento. Além disso, o MBA fornece novos discernimentos em relação a fronteiras, estruturas e gestão desses ecossistemas para que pessoas, empresas e organizações interajam e desenvolvam projetos, criando um ambiente de aprendizagem e criação inovadora.

“Muito se fala sobre a criação de startups e parques tecnológicos, mas o modelo para fomentar e gerenciar estes ambientes ainda é uma barreira para muitas prefeituras e universidades. Este curso abre o debate sobre os casos de sucesso de três ecossistemas reconhecidos internacionalmente, abordando desde os mecanismos para fomentar a criação de startups de base tecnológica até a atração de empresas inovadoras que conduzam o desenvolvimento dos parques tecnológicos”, explica o professor da Escola de Negócios da PUCRS e um dos coordenadores do Curso, Gustavo Dalmarco.

[Novo Café Crédito: Divulgação

O curso será na Unisinos, mas o currículo oferece ainda uma experiência imersiva que visa transformação da capital em uma referência na área de inovação e empreendedorismo, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais. O MBA conta com a disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação, com aulas ministradas nas três universidades da Aliança, sendo 24h em cada uma. O que proporciona o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão e pessoas dos Ecossistemas de Inovação das Universidades que integram a Aliança para Inovação.

“As três universidades estão engajadas na transformação da cidade de Porto Alegre, em um ecossistema de inovação de alto impacto e que promova um ambiente onde as pessoas possam encontrar novas oportunidades de trabalho e condições para desenvolverem seus empreendimentos inovadores. E que Porto Alegre seja uma cidade boa de se empreender, inovar e de se viver com qualidade. Então, nesse contexto é que o curso entra. Os melhores especialistas e professores da PUCRS, UFRGS e Unisinos se juntam para ter um curso de altíssimo nível sobre o tema”, afirma o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos e curador do Curso, Alsones Balestrin.

As aulas do MBA em Ecossistemas de Inovação começam em setembro.