Primeira aula do Curso de Formação dos Novos Agentes da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo é realizada na Unisinos

Crédito: Bruno Renner dos Santos

Teve início nesta segunda-feira, dia 12/06, o Curso de Formação dos Novos Agentes da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo na Unisinos. Com 494 horas-aula, essa é a primeira de três etapas para a formação completa dos 42 novos agentes e conta com a participação dos professores de todas as Escolas da Universidade. “Cursos como este, de formação de novos agentes comunitários que atuarão na segurança pública na cidade de São Leopoldo, fomentam esta relação entre Universidade e poder público, e em especial com a comunidade”, destacou Carlos Gadea, coordenador do curso e professor da Escola de Humanidades da Unisinos.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, lembrou sobre a importância do serviço dos Guardas Municipais, que vão trabalhar para combater a violência e, principalmente, preveni-la. “Vocês estão se somando no trabalho, na dedicação, no cuidado, no olhar e na relação com o trabalho nas nossas comunidades. São comunidades trabalhadoras, de homens e mulheres dedicados a construir suas famílias, suas vidas, mas também construir economicamente um munícipio que seja viável viver com responsabilidade e dignidade.”

Crédito: Bruno Renner dos Santos

Para a secretária de Segurança Pública e Defesa Comunitária de São Leopoldo, Giselda Matheus, o curso é o primeiro passo para qualificar ainda mais a Guarda Municipal de São Leopoldo, também lembrando o compromisso com a comunidade. “É importante esse momento para dizer que vocês terão muito trabalho daqui para frente. A nossa Guarda, ela tem feito um trabalho extraordinário e, acredito que agora com sangue novo chegando, ela vai melhorar muito”, frisou.

Alexandre Pereira, coordenador de Ensino de Lato Senso da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, representando o reitor, Pe. Sergio Mariucci, reforçou sobre a parceria entre as instituições para a formação desses profissionais. “A Unisinos celebra essa nova parceria com a Prefeitura, especialmente por esse projeto estar alinhado à missão da Universidade no desenvolvimento integral da pessoa humana. Essa nova turma de formação caracteriza-se como mais um movimento que respalda e qualifica ainda mais a Guarda Municipal de São Leopoldo.”

As aulas na Unisinos

No evento foram apresentados os sete módulos da primeira etapa que ocorrerá na Unisinos, onde serão abordados os conceitos gerais sobre o papel do agente de segurança pública municipal, assim como as legislações atuais, conforme apresentado no Plano de Curso, que foi organizado com os fundamentos nos princípios da Matriz Curricular Nacional, e construído de acordo com as demandas e as necessidades que o profissional no município de São Leopoldo irá enfrentar diariamente como agente da segurança. O coordenador Carlos Gadea explicou que “os professores da Unisinos serão responsáveis pelos conhecimentos teóricos e práticos daqueles que estarão diretamente envolvidos com a defesa e resguardo da cidadania e a segurança na nossa cidade, e isso é de grande importância.”

Crédito: Bruno Renner dos Santos

As aulas da primeira etapa ocorrem entre os dias 12/06 e 26/09, no campus São Leopoldo, de segunda a quinta-feira, pela manhã e tarde; e na sexta-feira, pela manhã. As outras duas etapas serão realizadas pela recém-criada Escola de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo (EFAG), pertencente à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (SEMUSP).