8º Fórum Brasil Coreia

Evento acontecerá de maneira online

MATHEUS N. VARGAS

No ano de 2020, o Fórum Brasil Coreia chegará a sua 8ª edição e, devido a pandemia, será online. Anote na sua agenda, o Fórum desse ano será do dia 1º de novembro até 10 de dezembro e contará com um cluster de workshops e painéis.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O encontro internacional vai trabalhar as seguintes temáticas: Cidades Inteligentes; Internet das Coisas; A Nova Internet; Comunicações 5G; Bockchain; Cloud e fog computing; Semicondutores; Oportunidades na Coreia do Sul; Tecnologias de sensor para produção inteligente, entre outras. Uma excelente oportunidade para quem quer debater sobre esses assuntos com pesquisadores que são referência na área.

Um relacionamento sólido com a Coreia do Sul

Como parte de sua política de internacionalização, desde 2010, a Unisinos mantém parceria com a Coreia do Sul. Desde então, a Universidade vem aprimorando o seu conhecimento tecnológico através de vários programas e projetos em cooperação com instituições do país asiático.

Ao longo dos últimos dez anos, a Unisinos desenvolveu programas de pesquisa e projetos tecnológicos, frutos dessa parceria. Foram 12 acordos acadêmicos com instituições coreanas; a criação do itt Chip – Instituto Tecnológico de Semicondutores; a vinda da HT Micron para o Parque Tecnológico São Leopoldo, que gerou cerca de 200 empregos na região; o Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica, que ganhou dupla titulação; programas de intercâmbio, que já enviaram cerca de 150 alunos para estudar na Coreia do Sul; e o Fórum Brasil Coreia, que já está em sua 8ª edição, e nesse período reuniu cerca de 50 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que compartilharam seus conhecimentos em tecnologia e inovação com mais de 3 mil pessoas.

Além disso, a Unisinos, juntamente com instituições coreanas, oferece cursos gratuitos de coreano. A cada semestre, cerca de 50 alunos estudam o idioma na Universidade, que também oferece experiências culturais, como aulas de culinária e artesanato tradicional oriental. Através desse movimento, a Unisinos vem promovendo sua internacionalização e atualização acadêmica e, dessa forma, vem apoiando a evolução e o desenvolvimento da região.

Se interessou? Para mais informações e ter acesso a programação completa do 8º Fórum Brasil Coreia, clique aqui.