Faba é uma das vencedoras do FoodTech Global Challenge

Startup do Tecnosinos ficou em 1º lugar na competição mundial, na categoria novos ingredientes

Crédito: Divulgação/Faba

Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que a demanda global de alimentos deve crescer até 70% nas próximas décadas. Isso nos coloca diante de um grande desafio: crescer de forma sustentável e desenvolver novas tecnologias para produzir mais alimentos. Neste sentido, a segunda edição do FoodTech Expo, realizado entre os dias 17 e 19 de março, provocou um intenso debate na busca de soluções sobre tendências e demandas do sistema alimentar do Brasil e da América Latina.

Considerada a maior exposição virtual de foodTechs startups da América Latina, a feira contou com uma competição mundial, chamada FoodTech Global Challenge. Trata-se de um desafio nas verticais Dietas Nutritivas e Sustentáveis, Novas Tecnologias, Varejo, Food Service e Food Marketplace e Ingredientes. Todas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As 20 startups finalistas foram avaliadas por uma banca técnica de jurados. Participaram da competição startups de Israel, Europa, Estados Unidos, Canadá, México, Ásia e da América Latina.

A Faba, uma startup de foodtech que usa tecnologia para substituir o ovo de galinha para elementos compostos somente de vegetais, foi a campeã na categoria Novos Ingredientes. Como premiação, a Faba ganhou uma passagem para Israel, a fim de conhecer o ecossistema do The Kitchen Hub (quando a pandemia do novo coronavírus – Covid-19 permitir), além de um ano de mentoria do Food Tech Hub – FTH e troféu virtual.

Após obter a primeira vitória internacional da startup, o sócio da Faba e egresso da Unisinos, Rodrigo Kayser Schwertner, ressaltou a importância da conquista. “Para nós, apresentar nossa tecnologia em âmbito global, competir com empresas que desenvolvem fantásticos ingredientes e, ter êxito, mostra que no Brasil temos capacidade tecnológica e estrutural para oferecer soluções. Significa que estamos no caminho de Mudar o Mundo de Grão em Grão”.

A Faba é a 1º startup de foodtech que desenvolve alimentos Incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, um dos maiores parques da América Latina. Desenvolve a H2Faba, um novo ingrediente para a indústria de alimentos que substitui as funcionalidades do ovo da galinha, tendo como fonte o grão-de-bico. Para demonstrar a solução inovadora, a startup criou um molho tipo maionese a base de vegetais. O produto, chamado de MayOh!, é comercializado nos sabores Original, Ervas Verdes e Chipotle.

A segunda edição do FoodTech Expo foi organizada pelo FoodTech Hub e envolveu lideranças globais do setor de alimentos, governo, academia, empreendedores, venture capital e profissionais da indústria de alimentos de diferentes países. Participaram 90 foodtechs e agtech, onde debateram com profissionais de diferentes países os desafios globais da alimentação, as conexões entre empresas, os sistemas de inovação, hubs de fomento, visões de futuro. “Tivemos a oportunidade de avaliar as visões, perspectivas e desafios para o próximo período quanto a alimentação global e, a partir do Brasil, constatamos que estamos bem-preparados para contribuir positivamente nesta agenda”, aponta Frederico Hofstatter, fundador da Faba e egresso da Unisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar